Demônio do Futuro de Chainsaw Man, dublado por Guilherme Briggs

Mangás e Animes

Notícia

Chainsaw Man | Guilherme Briggs denuncia ataques por dublagem do anime

Descontentes com a tradução, internautas tentaram derrubar as redes sociais do dublador

13.01.2023, às 13H28.

O renomado dublador brasileiro Guilherme Briggs recentemente emprestou a voz para o icônico personagem Demônio do Futuro no anime Chainsaw Man. Assim como no mangá original da Panini e na legenda oficial da Crunchyroll, o texto de Briggs não seguiu a frase "o futuro é pica", utilizada em uma tradução não-oficial do mangá.

A frase utilizada por Briggs na versão final da dublagem ("o futuro é show") logo tomou conta das redes sociais e o dublador se pronunciou sobre o caso. Utilizando como base um artigo do Omelete - leia aqui - ele explicou a história da infame tradução e todos os problemas que a envolvem. Após isso, trolls começaram a atacar o profissional em suas redes sociais. 

Briggs então falou diretamente com os responsáveis pelos primeiros ataques. "Pessoal, compreendo as reclamações da versão dublada da fala do Demônio do Futuro, mas a explicação foi dada e muitos entenderam. Só não aceito desrespeito comigo e agressão. Quem fizer isso será infelizmente bloqueado. Vamos manter a paz, a educação, o bom senso", escreveu ele no Twitter.

Após a mensagem de Briggs direcionada aos ataques, ele sofreu tentativa de invasão em suas contas no Twitter e no Instagram e denunciou perfis fakes utilizados para atacá-lo. Ele então fez uma nova publicação contando o que estava passando: "Fiquei muito preocupado em perder meu Twitter e Instagram por conta de algumas tentativas que fizeram hoje a noite de hackear. Estou sofrendo ataques de ódio, provocações e ameaças por causa de Chainsaw Man. Peço desculpas a vcs por essas notícias. Espero que isso tudo acabe". Os ataques seguiram por toda a madrugada e o dublador limitou sua conta no Twitter para seus seguidores pré-existentes. 

Em uma de suas últimas publicações, o dublador disse que iria sair do elenco de dublagem do anime. "Eu vou pedir pra sair da dublagem desse anime. Não quero mais estar nele. Pra mim, acabou", escreveu ele.

Guilherme Briggs no Twitter

Atividade comum entre comunidades tóxicas de vários seguimentos, esse tipo de ataque é um crime previsto em lei, como explica o advogado Anderson do Patrocínio. "O crime de invasão de dispositivo móvel está previsto no art. 154-A do Código Penal, sendo as redes sociais equiparadas aos dispositivos móveis por força da interpretação por analogia e da jurisprudência já consolidada sobre o tema".

Além das tentativas de hackeamento sofridas por Briggs, há também crimes envolvendo assédio moral, segundo Patrocínio. "Os danos morais são previstos na esfera cível, mais precisamente no art. 186 do Código Civil, combinado com o art. 927 do mesmo diploma legal. Cabe lembrar que neste caso é possível discutir o enquadramento no crime de stalking, previsto no art. 147-A do Código Penal".

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.