Em todo anime com “poderzinho” há sempre uma energia comum que pode ser acessada pelos personagens durante as lutas. Em Dragon Ball, por exemplo, temos o Ki, em Naruto, o Chacra, em Bleach, a Reiatsu e, em One Piece, temos o Haki. Todas essas fontes de energia funcionam de maneiras bem distintas: umas concedem habilidades únicas aos personagens, enquanto outras apenas ampliam seus dons naturais, como é o caso de One Piece. Por outro lado, elas têm em comum a dependência de um treinamento árduo para serem acessadas.
[IMPORTANTE: Os Guias de One Piece têm como objetivo ajudar fãs iniciantes do anime sem estragar a experiência deles. Se você já coleciona centenas de episódios assistidos ou está em dia com o anime/mangá, não dê spoilers nos comentários deste artigo nas redes sociais]
O Haki de One Piece é baseado na energia vital de cada ser humano, o que significa que cada usuário pode ter mais proficiência para um dos três tipos (mais sobre isso abaixo) que para o outro, enquanto alguns dominam completamente todos eles. Na teoria, com o treinamento adequado, todas as pessoas podem dominar o Haki, porém, há habilidades que só despertam em pessoas especiais.
Inclusive, alguns usuários de Haki são mais ou tão poderosos quanto os melhores usuários de Akuma no Mi. Alguns exemplos são o próprio rei dos piratas, Gol D. Roger, o Shanks, e o vice-almirante Garp, o avô de Luffy. Apenas com Haki, esses personagens conseguem feitos tremendos, inclusive lutar em pé de igualdade com os usuários de Akuma no Mi mais fortes, como os Almirantes e os Imperadores, os piratas mais fortes do Novo Mundo — Shanks é o único deles a não possuir os poderes de uma fruta.
Entre as principais vantagens do Haki está a capacidade de ferir fisicamente usuários de Akuma no Mi. Mesmo se o adversário possuir um corpo de composição anormal, como luz, borracha ou fumaça, é possível atingi-lo com um golpe corpo a corpo ou uma arma imbuída com Haki.
Existem três categorias básicas de Haki: da observação, do armamento e do conquistador. Abaixo explicamos o funcionamento de cada um deles:
Haki da Observação ou Kenbunshoku Haki
Toei Animation/Reprodução
Como o nome sugere, esse tipo de Haki amplia a sensibilidade sensorial do usuário. Com ele, é possível sentir a presença de outros indivíduos mesmo a longas distâncias ou se eles estiverem escondidos. Os lutadores mais experientes também podem prever os movimentos dos inimigos durante uma briga.
A primeira vez que essa habilidade foi mostrada em One Piece foi no arco de Skypiea, com o vilão Enel. Porém, na Ilha do Céu essa habilidade recebia o nome de mantra. Com sua Akuma no Mi do trovão, Enel podia intensificar sua sensibilidade através das ondas eletromagnéticas presentes no ambiente.
O Haki da Observação só apareceu com esse nome no arco de Amazon Lily, quando Luffy lutou contra as irmãs de Boa Hancock, Sandersonia e Marigold. Por desconhecer essa habilidade, Luffy ficou sem entender o motivo das duas saberem exatamente como ele as atacaria.
Haki do Armamento ou Busoshoku Haki
Toei Animation/Reprodução
Já sabemos que o Haki da Obervação nos permite localizar os inimigos e prever seus movimentos. Mas e depois disso? Bom, para liquidar os adversários é preciso utilizar o segundo tipo de Haki, o do Armamento. Após adquirir essa habilidade, o usuário aprende a usar seu espírito para criar uma espécie de armadura invisível em volta do seu corpo. Também é possível usar essa “aura” como forma de ataque.
Com o Haki do Armamento, os personagens aumentam potencialmente o dano de seus ataques físicos, podendo, inclusive, ferir usuários de Akuma no Mi que possuem corpos com composição diferente. Normalmente, não é possível ferir esses personagens com um ataque físico ou de balas, a menos que eles estejam em contato com a água do mar ou presos com oceanite. Além disso, é possível imbuir esse tipo de Haki em armas, como flechas, balas, espadas, etc., fazendo com que esses objetos também sejam eficazes contra usuários de Logia.
A primeira vez que essa técnica apareceu no anime, o termo “Haki” ainda não havia sido mencionado. Quando Garp visitou os Chapéus de Palha no arco de Water 7, ele acertou um soco em Luffy, que é de borracha. Normalmente um soco não surtiria tanto efeito no protagonista, mas como Garp é usuário de Haki, o pirata que estica sofreu um grande dano.
Haki do Rei/Conquistador ou Haoshoku Haki
Toei Animation/Reprodução
Por fim, temos o tipo mais raro de Haki. Em média, uma pessoa a cada um milhão é capaz de despertá-lo. Isso porque essa é uma habilidade inata de pessoas com espíritos extremamente fortes. Por esse motivo, é normal vermos os personagens mais robustos utilizando essa técnica no anime.
O Haki do Rei ou Conquistador, diferentemente dos demais, influencia diretamente outras pessoas. Através dele, os personagens têm o poder de exercer sua força de vontade sobre outros indivíduos, os nocauteando sem contato físico. Essa habilidade funciona tanto em uma única pessoa quanto em uma área, porém, só é eficaz contra inimigos de espírito fraco — em geral, as buchas de canhão que fazem volume durante as batalhas.
Esse Haki também é capaz de controlar animais, sendo possível dominar até as feras mais fortes, como os Reis dos Mares e o próprio Kraken.
Vale notar que o protagonista Monkey D. Luffy domina todos os tipos de Haki.
Com informações do One Piece Fandom e One Piece EX.