Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Lista

Eternos | 5 possibilidades para o futuro do Cavaleiro Negro no MCU

Personagem de Kit Harington pode cruzar com muitos personagens da Casa das Ideias da fase 4 em diante

22.11.2021, às 17H27.

Ouvir Kit Harington dizendo que “não sabe nada” sobre o futuro de Dane Whitman, seu personagem em Eternos, parece até piada -- como se o título do herói, isto é, Cavaleiro Negro, e a rivalidade com o Ikaris de Richard Madden não fossem suficientes para estabelecer paralelos com Jon Snow, papel que o lançou ao estrelato em Game of Thrones. Contudo, sua ignorância não poderia ser mais genuína, e não apenas por causa do nível de sigilo que a Marvel guarda seus planos. Na realidade, ao longo das décadas, o Cavaleiro Negro já cruzou com tantos personagens nos quadrinhos que, de Invasão Secreta a Blade, nada realmente parece impossível.

Sem muitas pistas para especulação, confira a seguir algumas possibilidades para o futuro do Cavaleiro Negro no MCU:

SÉRIE/FILME PARA CHAMAR DE SEU

Omelete/Reprodução

Considerando o calendário ambicioso que está montando, com espaço para mais e mais derivados, não parece absurdo imaginar que a Casa das Ideias poderia ter interesse em fazer uma produção dedicada apenas à transformação de Dane Whitman em Cavaleiro Negro. Afinal, Eternos é claramente um prólogo dessa jornada. Lembra? Graças aos conselhos de Sersi (Gemma Chan), o docente retoma contato com seu tio e não apenas entende o passado da sua família, como recebe de herança a Espada do Ébano -- ou, pelo menos, é o que ele conta para a heroína antes de ela ser raptada pelo Celestial Arishem.

Embora apenas mencionado brevemente ao longo do épico, o universo ao redor da figura do Cavaleiro Negro é muito rico. Para começar, a família de Whitman é de uma longa linhagem de cavaleiros, entre os quais está o Sir Percival de Scandia, um dos membros da corte do Rei Arthur. Desde aquela época, o título de Cavaleiro Negro foi passado de geração em geração -- e, com ele, a Espada de Ébano, é claro.

Criada por ninguém menos que Merlin, a arma não é uma espada convencional. Pelo contrário, ela é extremamente poderosa. Além de permitir que o cavaleiro em questão corte basicamente qualquer substância do universo, ela ainda impede sua morte, o protege de ataques mágicos e o permite até viajar no tempo. Vale dizer, porém, que ela tem uma natureza corrupta: quanto mais poderoso fica seu dono, mais ela desperta sua sede de sangue e violência.

Essa maldição torna a jornada de Dane interessante por si só, já que ele invariavelmente vai se deparar com um dilema, isto é, resistir ou não ao lado sombrio da sua herança -- e isso deve ficar ainda mais em destaque se decidirem explorar o passado do seu tio, o misterioso Nathan Garrett que, enquanto Cavaleiro Negro, virou um supervilão e se aliou até aos Mestres do Terror, equipe do Barão Zemo nos quadrinhos. Mas, mais que isso, Dane pode ser a porta de entrada para a Marvel explorar seu universo medieval. Em outras palavras, a menção a Excalibur em Eternos pode ter sido só o começo.

Vale dizer, no entanto, que nenhuma produção solo do herói foi anunciada pela Casa das Ideias.

BLADE

Omelete/Reprodução

A cena pós-créditos, porém, abre brecha para mais uma possibilidade: Dane Whitman aparecer como um coadjuvante no filme solo do Blade. Isso porque, como você deve se lembrar, quando o professor ameaça tocar na Espada de Ébano, ouve-se a voz do novo Caçador de Vampiros, Mahershala Ali, dizendo “você tem certeza disso, Sr. Whitman?”.

O produtor Nate Moore justificou a aparição de Blade nesse momento, dizendo ao podcast Phase Zero, do ComicBook, que algumas das características da Espada de Ébano não são tão diferentes assim do vampirismo. No entanto, há ao menos mais um ponto de encontro entre esses dois personagens: nos quadrinhos, ambos fizeram parte do MI-13, uma iniciativa secreta da inteligência britânica focada em atividades sobrenaturais. Ainda é cedo para dizer se a Marvel pretende levar o grupo para as telas, mas não se pode descartar uma piscadela para os leitores de HQ com uma aliança entre o Blade de Ali e o Dane Whitman de Harington.

De todo modo, convenhamos que incluir Blade em um momento-chave para a jornada de Whitman e não mostrá-los de fato juntos seria decepcionante. É necessário ao menos estabelecer uma conexão substancial entre os dois universos dos personagens. Então, se não rolar Cavaleiro Negro em Blade, que tenha Blade na produção solo do Cavaleiro Negro.

ETERNOS 2

Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Eternos deixou tantos ganchos que parece improvável a Marvel não continuar essa jornada em uma sequência. Uma das pontas soltas que podem voltar a ser exploradas é a história interrompida entre Dane Whitman e Sersi -- senão enquanto um romance, como uma relação de confiança mútua. Até porque, nas HQs, a relação deles é mais complexa do que o triângulo amoroso com Ikaris -- em determinado momento, por exemplo, eles chegam a criar uma conexão psíquica chamada Gann Josin, uma espécie de laço matrimonial. Logo, ainda que Sersi tenha sido subitamente raptada, nada impede que ela e o (ex-)namorado voltem a se encontrar no futuro próximo do MCU.

INVASÃO SECRETA

Marvel Studios/Divulgação

Há lastros nos quadrinhos também para se considerar uma participação do Cavaleiro Negro na série Invasão Secreta. Afinal, Dane Whitman foi uma das principais figuras a combater a infiltração Skrull na Inglaterra, chegando a lutar lado a lado com o Capitão Britânia contra o Super Skrull. Vale dizer, porém, que por enquanto não há confirmação de nenhum herói na trama, apenas Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Talos (Ben Mendelsohn). Mas, se os dois precisarem de ajuda, o Cavaleiro Negro é um forte candidato para isso.

VINGADORES 5

Por fim, não dá para descartar uma aparição do personagem no aguardado (e distante) Vingadores 5. Isso porque o personagem não apenas é um membro de longa data da equipe nos quadrinhos, como ele já chegou a liderar os heróis.

Considerando que um quinto filme do supergrupo sequer faz parte do calendário oficial da Marvel para os próximos anos -- e, segundo o presidente do estúdio Kevin Feige, ele deve mesmo demorar a acontecer --, talvez até sua data de lançamento Dane Whitman seja incluído nesse processo de renovação dos Vingadores. Agora, se como líder ou um membro comum, aí já é outra história.