Depois de ser rapidamente mencionado no segundo episódio de Falcão e o Soldado Invernal, o Mercador do Poder ganhou um pouco mais de espaço na nesta sexta-feira (2). Embora ainda não tenha aparecido, o vilão foi uma presença forte no episódio que, não à toa, leva o seu nome. Afinal, enquanto Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky (Sebastian Stan) investigam a origem do soro dos supersoldados, descobre-se a influência desta figura misteriosa não apenas no mundo do crime de Madripoor, como no surgimento dos Apátridas. Mas quem é esse personagem tão temido e sem rosto? Nos quadrinhos, o codinome foi usado por duas pessoas diferentes.
Curtiss Jackson era o líder da divisão oeste da Corporação, organização criminosa que financiava ações de vilões ao redor do mundo. Após um embate com os Vingadores, ele assumiu a identidade de Mercador do Poder, usando seus recursos e contatos para dar habilidades especiais para aqueles dispostos a pagar. Um de seus clientes mais famosos foi Jonathan Walker, que usou seus poderes para rivalizar e eventualmente substituir Steve Rogers como Capitão América.
Após Jackson ser assassinado pelo Justiceiro, seu “cargo” foi assumido por um misterioso empresário, cuja identidade nunca foi revelada. Ao contrário de seu antecessor, o novo Mercador do Poder deu poderes a si mesmo, tornando-se capaz de manipular energia e voar.
Além de vender habilidades para personagens do Universo Marvel, ele também criou aplicativos para que os principais vilões do mundo contratassem capangas superpoderosos para auxiliar em seus planos maléficos, sob uma marca própria, a Power Broker Inc.
Muito provavelmente, a empresa será a grande responsável por difundir a influência do Mercador do Poder pelo MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). A ligação da companhia com aplicativos pode, inclusive, ter servido como um facilitador para que os Apátridas encontrassem novos membros e pessoas dispostas a ajudá-los em suas missões.
Em Falcão e o Soldado Invernal, o Mercador do Poder está atrás dos Apátridas, assim como a dupla titular e Jonathan Walker (Wyatt Russell). Ao que tudo indica, estes diferentes lados devem se encontrar em um grande confronto nos episódios finais da série.
Falcão e o Soldado Invernal tem novos episódios disponibilizados toda sexta-feira no Disney+.