Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Artigo

Como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania prepara futuro do MCU

Filme estreou no último dia 16

18.02.2023, às 15H00.
Atualizada em 11.08.2023, ÀS 11H03

[Spoilers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania à frente]

Por mais que olhe bem menos para o futuro do MCU que outras produções recentes do Marvel Studios, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não deixa de plantar algumas sementes para o que vem por aí na franquia - especialmente em suas cenas pós-créditos. Além de cumprir a tarefa de estabelecer Kang (Jonathan Majors) como a grande ameaça das próximas fases, o terceiro longa de Peyton Reed ainda preparou o terreno para os dois principais eventos da Saga do Multiverso: Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas.

O filme que levará o nome do vilão, aliás, tem sua premissa já muito bem estabelecida na primeira sequência pós-créditos. Cientes da derrota do Kang exilado no Reino Quântico, três de suas principais variantes do multiverso - Rama-Tut, Centurião Escarlate e Immortus - entendem que o universo principal do MCU representa uma ameaça para seu domínio sobre o espaço-tempo e, por isso, reúnem o chamado Conselho dos Kangs para decidir como atacá-lo. A reunião desses infinitos Conquistadores prenuncia uma grande invasão à Linha do Tempo Sagrada estabelecida em Loki.

Inclusive, o Deus da Trapaça (Tom Hiddleston) e Mobius (Owen Wilson) já dão as caras na segunda cena pós-créditos de Quantumania, que dá a entender que a tal Dinastia Kang pode já estar em curso na segunda temporada da série do Disney+. Isso porque a dupla de agentes da TVA já encontra uma das várias identidades de Kang, Victor Timely, se estabelecendo como um importante teórico nos Estados Unidos, com Loki inclusive alertando o colega sobre a ameaça que o antagonista representa para a realidade como um todo.

Por essa lógica, já é possível prever que os eventos de Quantumania servirão como incentivo para que o Conselho dos Kangs mire o MCU e introduza diversas variantes ao longo de sua história, estabelecendo assim a tal Dinastia Kang. Sob esse domínio que o vilão estabelece sobre o espaço-tempo, os heróis dificilmente conseguirão contra-atacar de forma que evite que sua versão Terra se torne mais uma a cair sob os pés do Conquistador.

Como tudo no MCU leva a mais alguma coisa, já está bem claro que essa provável invasão em Dinastia Kang levará às incursões (choque entre diferentes realidades) já adiantadas em Quantumania, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Loki. A presença de tantas variantes de Kang em uma só dimensão deve ser a grande responsável pelo choque de universos que veremos Guerras Secretas, e que foi iniciado por Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) em seu segundo filme solo. É justamente essa incursão principal que deve causar a derrota de Kang, com infinitas versões de heróis e vilões possivelmente se unindo para derrotar o Conquistador, salvando o multiverso de uma aniquilação total.

É claro que absolutamente tudo isso é apenas uma grande teoria baseada em Quantumania e nos arcos dos gibis que batizam estes próximos filmes dos Vingadores. E, por mais tentador que seja começar a especular os nomes que protagonizarão essa batalha final contra Kang em Guerras Secretas, produções recentes como WandaVision e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deixaram claro que Kevin Feige tem o desenrolar das próximas fases do MCU já mapeadas e nenhum rumor ou especulação deve decifrar esse planejamento tão cedo.

Além dos retornos de Paul Rudd e Evangeline Lilly nos papéis de Scott Lang e Hope Van Dyne, respectivamente, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania conta com Kathryn Newton (Big Little Lies) como Cassie Lang e Jonathan Majors (Loki), como o vilão Kang, o Conquistador.

O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

A seguir, confira nosso veredito de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania:

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.