Venom 3: A Última Rodada introduz um vilão criado recentemente nos quadrinhos, mas que rapidamente subiu na escada de grandes ameaças no universo Marvel: Knull, o Rei de Preto, o deus do Vazio, e o criador dos simbiontes.
Interpretado por Andy Serkis, que fez Ulysses Klaw no MCU e dirigiu Venom: Tempo de Carnificina, Knull vai aparecer em mais filmes depois de A Última Rodada, e é especulado como o grande adversário do Peter Parker de Tom Holland em Homem-Aranha 4. Uma ameaça de nível Vingadores, Knull não é tão conhecido como Thanos ou Ultron, então se você quiser saber tudo sobre o Rei de Preto, esse é o lugar.
Como Knull surgiu?
Knull surgiu no abismo entre o fim de um universo e o começo de outro. Por isso ele é descrito como algo “mais antigo que o universo.” Knull adorava as trevas que existiam neste infinito de nada, e ficou furioso quando os Celestiais começaram a popular o cosmos com planetas, estrelas e vida.
Marvel
Furioso, ele decapitou um Celestial (criando Luganenhum, a base dos Guardiões da Galáxia no MCU) e forjou a Necroespada (usada por Gorr em Thor: Amor e Trovão). Eventualmente, experimentando com suas habilidades de criação, ele criou os simbiontes.
Com o tempo, alguns simbiontes foram “contaminados” com conceitos de heroísmo devido à sua exposição a bons corações quando as criaturas tomavam outros hospedeiros. Isso resultou numa revolta, com Knull sendo aprisionado no interior de seu mundo, agora renomeado Klyntar. Este planeta, também criado por Knull, ficou conhecido como o planeta de origem dos simbiontes.
Qual é o objetivo de Knull?
Knull quer se libertar para guerrear contra a Luz, e toda a criação. Ele almeja retornar o universo ao seu estado de trevas, frio e vazio. Em sua cruzada, Knull usou os simbiontes, e dentre esses nenhuma criatura era tão perigosa quanto os gigantescos dragões de simbiontes, capazes de atravessar as estrelas e devastar tudo em seu caminho.
Marvel
Nos quadrinhos, ele eventualmente consegue se libertar com ajuda do Carnificina. Ao fazê-lo, ele parte em direção à Terra, e lá mostra o tamanho de seu poder. No caminho, Knull captura e mata membros dos Skrulls, Kree e outros heróis galácticos da Marvel. É uma verdadeira marcha de destruição que culmina com a grande saga de Knull.
O que acontece na grande história de Knull nos quadrinhos?
A grande saga de Knull nos quadrinhos se chama “King in Black.” No Brasil, história saiu como “Rei das Trevas” e mostra Knull dominando todo o planeta com seu poder e suas simbiontes, envolvendo o globo em escuridão, controlando diversos heróis (e Celestiais) e aparentemente matando Eddie Brock.
Marvel
Um de seus objetivos é dominar Dylan Brock, filho de Eddie que nasceu com DNA meio humano, meio simbionte, para obter ainda mais poder e controle sobre os simbiontes. A história acontece tanto na Terra quanto dentro da consciência compartilhada pelas simbiontes, a Colmeia.
Knull é, eventualmente, derrotado. Mas a escala do estrago de “Rei das Trevas” mostra como por que ele não é um vilão resolvido em apenas um filme.
Como Knull pode ser usado em Homem-Aranha 4 e no MCU?
Não sabemos ainda se Knull será, mesmo, o vilão de Homem-Aranha 4, mas a Sony já deixou claro que pretende usá-lo em mais projetos, e se o próximo filme de Tom Holland de fato apresentar a roupa preta do herói (lembre que Eddie deixou uma gotinha de Venom no MCU no pós-créditos de Sem Volta Para Casa) faria sentido ver Peter encarando, de alguma forma, o Rei de Preto.
Homem-Aranha 4, porém, não deve ser uma adaptação de “Rei das Trevas.” Aquela história é muito grande, envolve praticamente todos os Vingadores, e Eddie Brock é um protagonista mais ativo na trama do que Peter Parker.
- Leia nossa crítica de Venom 3: A Última Rodada
- Venom 3: Cenas pós-créditos explicadas
- Venom 3 prepara Homem-Aranha 4? Entenda!
- Venom 3 é mesmo o último filme? Final explicado!
O filme até pode até trazer o Eddie de Tom Hardy de volta através do multiverso (sem spoilers, podemos dizer que Venom 3 oferece um final para o personagem – saiba mais aqui – mas com o multiverso tudo é possível), e não precisa mostrar a chegada de Knull ao nosso planeta para usá-lo como vilão. A opção mais fácil seria colocar a luta de Peter contra Knull como um paralelo à sua luta para se livrar do simbionte, e colocar parte da ação para acontecer dentro da Colmeia. E ao invés de vencer Knull na Terra, o filme pode focar em Peter vencendo Knull nesta realidade, e impedindo que ele se liberte da prisão.
Ou, quem sabe, Knull termine se libertando, e vire um vilão que pode ser usado num Vingadores (ou outro filme-evento do MCU) futuramente. Isso, contudo, requer um monte de colaboração do Marvel Studios e Sony Pictures, e quando se trata do mundo pós-Guerras Secretas, Kevin Feige parece mais interessado nos mutantes do que nos simbiontes no momento.