Incorporando elementos clássicos de sitcoms, como reações de plateia gravadas ao vivo, efeitos práticos e câmeras posicionadas em diferentes ângulos, WandaVision chegou trazendo uma grande dose de metalinguagem ao MCU (Universo cinematográfico Marvel). Uma das características que mais chamou a atenção do público, no entanto, foi a inclusão de intervalos comerciais com referências a Tony Stark, Barão Von Strücker e à HYDRA. Mas o que esses anúncios significam para a série? Do ponto de vista narrativo, eles recontam, na linguagem própria da produção, momentos marcantes da vida de Wanda (Elizabeth Olsen): a morte de seus pais e o período em que serviu como cobaia de Von Strücker.
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Mais do que relembrar acontecimentos de outras produções MCU, os comerciais são uma forma de melhor estabelecer o estado psicológico de Wanda depois de sofrer seguidos traumas. Correndo paralelamente à bizarra realidade de sitcoms que a heroína criou para a vida com Visão (Paul Bettany), as propagandas impedem que um eventual retrato mais intenso de seus problemas psicológicos pareça repentino ou descaracterize a personagem, algo que recentemente aconteceu com Daenerys (Emilia Clarke) em Game of Thrones.
Além disso, os anúncios da torradeira das Indústrias Stark e dos relógios Strücker refletem os diferentes sentimentos de Wanda nos eventos que referenciam. Com efeitos sonoros que lembram a armadura do Homem de Ferro, o utensílio demora mais do que o normal para preparar as torradas, e seus bipes constantes criam uma tensa atmosfera, recriando o suspense vivido por uma jovem Wanda quando uma bomba Stark caiu em seu apartamento, matando seus pais soterrados. Ela e o irmão, Pietro, passaram dias entre os escombros acreditando que a bomba poderia explodir, o que nunca aconteceu. Resgatados pela HYDRA, os irmãos Maximoff se tornaram cobaias dos experimentos do Barão Von Strücker e, com isso, Wanda passou a ser apenas um acessório para a organização maligna, assim como o relógio do outro comercial.
O que vem por aí
Além de pintar um retrato psicológico e recontar os traumas de Wanda, os comerciais podem também estar construindo expectativas para o que poderemos ver nos próximos episódios de WandaVision. Reviver semanalmente esses momentos tristes da vida de heroína de forma tão leve dá a entender que o pior ainda está por vir. É bom lembrar que, nos quadrinhos, Wanda tem traumas de sobra para chocar o espectador.
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Nos gibis, a Feiticeira Escarlate já teve sua genealogia repentinamente alterada, perdeu os filhos para Mefisto (o demônio), divorciou-se e matou colegas de equipe, eventos que sempre foram seguidos por episódios de descontrole de seu poder. Caso se esteja mesmo construindo um final agridoce para a minissérie, é de se esperar que pelo menos um desses momentos seja adaptado em WandaVision, criando um arco que explicaria seu papel no segundo filme do Doutor Estranho.
Apesar do cenário de sitcom, Wanda é provavelmente o personagem mais trágico do MCU, algo que os comerciais em WandaVision têm feito questão de ressaltar. As próximas semanas definirão se o destino da heroína é realmente continuar sofrendo ou se, quebrando expectativas, os próximos comerciais retratarão memórias mais agradáveis.