Beau DeMayo alegou, em novos posts nas suas redes sociais, que foi demitido da equipe de X-Men '97 pelo Marvel Studios após postar uma arte que mostrava o mutante Ciclope em uma versão reimaginada, com temática LGBTQIAPN+.
"Em primeiro lugar, me sinto muito grato por ter trabalhado em X-Men '97, colaborando com um pessoal incrivelmente talentoso. Criar este revival foi um sonho realizado, e o apoio que os fãs têm mostrado é tocante", começou ele. "No entanto, acho que é importante que eu fale sobre os motivos que me levaram a deixar a série".
"Acima vocês podem ver a arte de fãs de X-Men que eu postei no meu Instagram em junho, em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Em 13 de junho a Marvel me mandou uma carta notificando que tinham retirado meus créditos na 2ª temporada por conta deste post", escreveu ainda. "Infelizmente, esta foi só o acontecimento mais recente em um padrão perturbador que eu sofri enquanto trabalhava em X-Men '97 e Blade".
DeMayo finalizou o post prometendo mais detalhes do acontecido no futuro, mas sinalizou também que ia se afastar das mídias sociais por um tempo.
Em resposta à postagem do roteirista, o Marvel Studios soltou um comunicado ao Deadline negando que a arte postada por DeMayo tenha sido o motivo de sua demissão. Ao invés disso, o estúdio citou uma investigação interna sobre o roteirista, sem especificar o comportamento que levou a ela.
"O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024, depois de uma investigação interna. Devido à chocante natureza das conclusões desta investigação, quebramos laços com ele imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel", comentou a produtora.
O Deadline ainda citou fontes internas do estúdio, que apontam que a investigação foi motivdada por acusações de assédio sexual contra DeMayo. A informação, no entanto, não foi corroborada por nenhum dos lados da disputa.
A primeira temporada de X-Men '97 já está disponível no Disney+. O segundo ano, no qual DeMayo ainda trabalhou antes de seu afastamento, ainda não ganhou previsão de estreia - mas a série também já está renovada para 3ª temporada, com Matthew Chauncey (What If...?) assumindo a função de showrunner.