Robert Downey Jr. tem orgulho do trabalho feito no Marvel Studios durante os 11 anos de parceria, mas acredita que sua atuação como Tony Stark/Homem de Ferro não foi valorizada. Em bate-papo com Rob Lowe no podcast Literally! (via Variety), o ator disse:
"Eu me senti tão exposto depois de estar no casulo da Marvel, onde acho que fiz alguns dos meus melhores trabalhos, mas passou um pouco despercebido por causa do gênero."
- Homem de Ferro não volta para o MCU, diz Kevin Feige
- Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo não entendiam falas de Homem de Ferro e Hulk
Após deixar o papel, Downey Jr. disse que voltou a enfrentar inseguranças na carreira, um desafio que se mostrou proveitoso. "Fiz um favor a mim mesmo, porque o tapete foi puxado definitivamente debaixo de mim e todas as coisas nas quais eu estava me apoiando, ao contrário do que era minha compreensão de confiança e segurança, cara, elas evaporaram. E isso me tornou ensinável."
Downey Jr. interpretou o Homem de Ferro em 10 oportunidade, dividindo-se entre o protagonismo e participações especiais. Seu último trabalho com o Marvel Studios foi em Vingadores: Ultimato, de 2019. Depois, ele estrelou Dolittle, em 2020, e Oppenheimer, filme que o colocou como um forte candidato ao Oscar neste ano.
Todos os filmes que Downey Jr. estrelou como Homem de Ferro estão disponíveis no Disney+. Já Oppenheimer pode ser conferido no NOW.