Música

Artigo

10 anos sem Kurt Cobain - As influências do Nirvana

10 anos sem Kurt Cobain - As influências do Nirvana

05.04.2004, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H15

A maior parte das bandas que foram influenciadas pelo Nirvana e o movimento grunge já são nossas velhas conhecidas. O que muita gente talvez não saiba é quem influenciou Kurt Cobain e conseqüentemente todo o material artístico criado por sua banda, seja ele na melodia, seja na composição das letras.

Em entrevista concedida à revista Melody Maker, no dia 29 de agosto de 1992, Cobain apontou os dez álbuns que de alguma maneira entraram na receita do sucesso do Nirvana.

Segue a lista com os eleitos de Kurt Cobain e um pequeno resumo do que ele disse a respeito dos álbuns.

•  The Breeders - Pod

"Eu gosto especialmente do modo como as garotas do Breeders estruturam suas canções, que é absolutamente único. Amo a atitude que elas têm, são mulheres fortes, mas não é aquela coisa óbvia. Não são militantes. Simultaneamente, você pode sentir que elas amam homens"

•  The Pixies - Surfer Rosa

"Mudou minha atitude. Fez com que eu finalmente admitisse, depois de estar tanto tempo mergulhado no punk rock, que eu gostava de outros estilos de música também. Fez com que eu admitisse que era um amante de música".

•  Leadbelly - Last Sessions

"Tem tudo a ver com Burroughs. Ele disse que se você quer ouvir música de verdade, honesta e apaixonada, então você deve ouvir Leadbelly".

•  The Vaselines - Dying for It

"Eu tenho essa sensação de que eles têm um relacionamento muito, muito legal. Não sei se é verdade ou não, mas eu acho simplesmente incrível quando um casal se junta e escreve algumas das canções mais lindas que já ouvi. Eles estão compartilhando suas vidas com as pessoas. Se eu poderia me imaginar ao lado de Courtney fazendo o mesmo? Certamente. Nós tocamos juntos o tempo todo. Musicalmente, somos compatíveis, porque sentimos e pensamos da mesma maneira. Não tenho planos definidos de lançar algo com a Courtney, mas é uma idéia. Talvez façamos isso algum dia, mas temos tantas outras coisas para fazer agora... Tocar juntos em casa é o bastante".

•  Young Marble Giants - Colossal Youth

"Esse som te deixa relaxado. É simplesmente música bacana, agradável. Adoro".

•  The Wipers - Is This Real?

"The Whipers era uma banda punk de Portland dos anos 70, liderada por Greg Sage, que lançou uns quatro ou cinco álbuns. Os primeiros eram totalmente clássicos e influenciaram The Melvins e todas as outras bandas punks. O que mais eu posso dizer do The Whipers? Eles começaram o grunge rock de Seattle em Portland, 1977".

•  Shonen Knife - Burning Farm

"Depois de uma semana ouvindo o cassete da banda diariamente, comecei a chorar. Esse é o tanto que me afetou. Eu simplesmente não podia acreditar que três pessoas de uma cultura totalmente diferente pudessem escrever músicas tão boas como aquelas. Nunca mais ouvi alguma música ou artista japonês que fizesse algo bom como aquilo. Se eu acredito que há algum elemento de pedofilia ali? Eu acho que na cultura japonesa de maneira geral há um pouco de pedofilia, a maioria das mulheres se vestem como se fossem garotinhas. É estranho.

Tenho certeza de que foi mais angustiante para mim do que para elas quando nos encontramos. Não queria ofender e nem assustá-las , porque eu sei que sou um magrelão esquisito que provavelmente as assustaria. E foi exatamente o que aconteceu. Em uma das primeiras vezes que nos vimos, eu estava no backstage indo em direção a elas, elas começaram a correr e gritar e ficavam colocando a cabeça para fora do camarim para espiar. Eu ficava tentando mostrar que era inofensivo. A comunicação que tivemos com elas foi mortalmente silenciosa e cheia de sorrisos."

•  The Sex Pistols - Never Mind The Bollocks

"Um milhão de vezes mais importante que o The Clash!

Como eu explico? Hmm. Ambos foram as bandas punk originais, mas o The Clash sempre foi uma imitação ruim do Rolling Stones. A música deles era terrível.

O álbum dos Pistols tem a melhor produção que eu já ouvi. Todo o hype em cima dos Pistols foi merecido, eles mereceram tudo que o que conseguiram. Eu me identificava com Johnny Rotten, ele era o cara sensato.

A única coisa que me faz concordar quando nos chamam de "os Sex Pistols dos anos 90" é que para as duas bandas a música é algo muito natural, sincera".

•  Jad Fair - Great Expectations

"Se as pessoas pudessem ouvir esse som agora, eles iriam se desintegrar, não saberiam o que fazer, começariam a se bater contra as paredes e se desabafar".

•  The Shaggs - Philosophy Of The World

"É tão obviamente verdadeiro"