Música

Artigo

Entenda a escolha de “One” do Metallica no trailer de Justiceiro

Música anti-guerra embala jornada de ex-soldado Frank Castle

27.09.2017, às 18H18.

Na semana passada, a Netflix divulgou o primeiro trailer completo de Justiceiro, série com Jon Bernthal no papel do famoso anti-herói Frank Castle. Além das cenas novas do personagem, o clipe chamou atenção pelo uso da música “One”, do Metallica, na trilha sonora.

“One” faz parte do quarto álbum da banda, ...And Justice For All, e foi composta por James Hetfield e Lars Ulrich baseada no livro de 1938 (que depois virou filme em 1971) Johnny Vai à Guerra, escrito por Dalton Trumbo. A letra da música acompanha o ponto de vista de um soldado que voltou da guerra tendo perdido seus sentidos e seus membros, e vive com traumas e memórias do que passou. 

A música marcou a carreira da banda em diversas maneiras: além de ter sido o primeiro vídeo musical lançado pelo Metallica, a faixa também rendeu à banda o seu primeiro Grammy, em 1990, por melhor performance Metal. Estes dois fatores são considerados, até hoje, grandes alavancadores para o Metallica, que saiu do underground para se tornar mainstream. Apesar de ter sofrido críticas por se tornar mais popular, a banda nunca escondeu o orgulho deste movimento, que permitiu que ela se tornasse, hoje, possivelmente, a maior banda de Heavy Metal. O uso de "One" em um trailer da Netflix é um resultado direto disso. 

No clipe de "One", o Metallica intercala cenas em que toca a música com trechos do filme de 71, incluindo um marcante momento em que o personagem principal pede, em código morse, que lhe tirem a vida. Essencialmente, a música é, sem dúvidas, uma canção anti-guerra. 

Em entrevista ao The Guardian, o vocalista do Metallica James Hetfield comentou que diversos soldados americanos se relacionam com a música: “Muitos militares curtem a banda por causa da nossa agressividade. Muitos vêm falar com a gente sobre One, comentando ‘eu tenho parentes em guerras e eles realmente entenderam o significado da música, os fez pensar em muita coisa’". Além de One, Hetfield já escreveu, com o Metallica, uma série de músicas de guerra e seus efeitos, desde a faixa “No Remorse” de seu primeiro álbum Kill ‘Em All, até “Confusion”, do último álbum da banda Hardwired... To Self Destruct

É curioso que a Netflix tenha escolhido esta faixa para o trailer da trajetória de Castle. Nos quadrinhos, o personagem tem um passado militar, tendo servido no Vietnã e retornado com traumas, mas apesar da guerra ser essencial em sua formação, ela não é sua back story principal. Como sabemos, a jornada de Castle é motivada por vingança do assassinato de sua família.

Ainda não está claro o que a Netflix trará do histórico militar na série dedicada ao personagem, mas a escolha de “One” não deve ser acidental. Pouco foi detalhado sobre isso, mas há algumas semanas o presidente da Marvel Television, Jeph Loeb, disse que a série trata dos soldados americanos:

"O que o Justiceiro nos permitiu é comentar um monte de coisas que estão acontecendo e não menos importante é a situação dos militares da América. Temos um grande respeito por eles e vemos como é desafiador para alguns deles quando voltam para casa e como estão suas vidas. Mostramos os diferentes jeitos que as vidas deles são afetadas, mas sempre com cuidado para dizer 'obrigado pelo seu serviço'."

Tratar de um indivíduo conflitado como Castle é um assunto delicado. Retratar traumas de um veterano de guerra, que constroem o personagem, é lidar com uma situação real demais. Talvez o uso de "One" esteja ligado à sutileza de tratar com respeito e gratidão as figuras da vida real, mas enfatizando os resultados de uma realidade trágica. 

Ainda sem data definida, Justiceiro deve fazer sua estreia na Netflix ainda em 2017.