Música

Crítica

Coldplay mostra lado mais colorido e exala alegria no retorno ao Brasil

Paz, amor e muita cor na apresentação em São Paulo

08.04.2016, às 13H31.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 02H06

Desde 2003 o Coldplay desembarca no Brasil com as turnês de seus álbuns e neste ano, com A Head Full of Dreams Tour, eles cravam de vez o seu lugar como uma das maiores bandas pop que temos atualmente. O grupo tocou nesta quinta (7) em São Paulo para um Allianz Parque lotado, com 45 mil pessoas acompanhando Chris Martin e sua boa fase de paz, amor e muita cor.

Foto: Rafael Strabelli / Nação da Música

Para os fãs antigos, os ingleses não deixaram suas músicas dos tempos de rock melancólico de lado, mas claramente eles estão em um novo momento de experimentação e flerte com novos ritmos, como o eletrônico, e cada vez mais assumem sua faceta de banda de arena, seguindo os passos do U2. Com tantas passagens pelo país, é interessante notar a transformação do vocalista de introspectivo para o showman que é hoje.

O palco colorido e as pulseiras que os fãs receberam na entrada já davam uma ideia do que viria por ali. Logo na primeira música, os braceletes de todos acenderam e a banda entrou animadíssima tocando o single do novo álbum "A Head Full of Dreams" junto com a primeira chuva de papel picado, entre tantas outras que aconteceriam naquela noite. A partir daí, o público já estava ganho. A seguir, o grupo soube mesclar bem seus clássicos e sucessos atuais, com a sequência de "Yellow", "Every Teardrop Is a Watterfall", "The Scientist", "Birds" e um Chris Martin reverenciando o Brasil com a nossa bandeira e arriscando falar português: "Boa noite paulistas, seu país é lindo!"

Com uma passarela e dois mini-palcos que chegavam quase a pista normal, todos puderam em algum momento ter uma visão privilegiada do show, além do telão com efeitos coloridos que mudavam de acordo com a música. O vocalista fez questão sempre de olhar para cada canto do estádio, perguntando "Como estão vocês aí em cima?" ou "A galera ali embaixo está gostando?", e é claro, todos vibravam muito a cada interação, Chris foi magnético.

Como uma festa coletiva orquestrada pelo líder da banda, os fãs chegaram até a se agachar e pular todos juntos em "Adventure of a Lifetime" e testemunharam dois pedidos de casamento feitos no palco. As pulseiras piscando no ritmo das músicas, a proximidade com o público em vários locais, os papeis picados... Tudo ali foi feito para que cada fã se sentisse parte do show, e não apenas um mero espectador.

Passeando pelos hits de toda a carreira e até arriscando um cover de "Heroes" de David Bowie, o grupo entregou uma performance da melhor qualidade para os novos admiradores e para os que foram conquistados anos atrás. Coldplay é uma banda que respeita seu fã e todos sentiram esta reverência, principalmente aos brasileiros.

A turnê, que pode ser a última segundo Chris Martin, que diz que o álbum A Head Full of Dreams é seu trabalho final, ainda passa pelo Rio de Janeiro neste domingo (10). Se realmente esta foi uma despedida, foi a altura dos 20 anos da banda inglesa.

Setlist 

1. A Head Full of Dreams
2. Yellow
3. Every Teardrop Is a Waterfall
4. The Scientist
5. Birds
6. Paradise
7. Everglow
8. Ink
9. Magic
10. Clocks
11. Midnight
12. Charlie Brown
13. Hymn for the Weekend
14. Fix You
15. "Heroes"
16. Viva la Vida
17. Adventure of a Lifetime

BIS
18. Trouble
19. Speed of Sound
20. Amazing Day
21. A Sky Full of Stars
22. Up&Up