O Festival de Verão Salvador voltou com tudo em 2023. Além de atrações icônicas, a edição decidiu inovar e colocou grandes nomes lado a lado no palco. Ivete Sangalo e Luedji Luna, Gilberto Gil e Caetano Veloso, Criolo e Ney Matogrosso entre outros.
Confira cinco momentos que se destacaram no primeiro dia:
Filipe Ret incendeia festival com "Vermelho Fogo" e outros hits
Saulo Brandão
O trapper carioca foi a primeira atração a se apresentar no Palco Cais do Festival de Verão. Abrindo seu show com "Vermelho Fogo", o cantor emendou vários outros hits como "Corte Americano", "7 Meiota" e "Me Sinto Abençoado", sua parceria com o MC Poze do Rodo. Nem mesmo o sol intenso e os 30°C de Salvador fizeram o público do Centro de Exposições se conter diante do artista e suas duas dezenas de músicas. Já quase na metade do show, embalado pela energia do público, Ret desceu do palco e abraçou alguns afortunadas da área VIP. Algumas músicas depois, fez o público tremer com "Invicto", um de seus principais sucessos.
Criolo e Ney Matogrosso convocam seus budas no Festival de Verão
Saulo Brandão
Mesmo sem ele ter cantado "Convoque seu Buda", o show de Criolo mostrou a essência de um dos seus maiores hits. O cantor navegou entre rap e samba antes de cantar seu sucesso "Não Existe Amor em SP". Em seguida, foi a hora de chamar o colossal Ney Matogrosso ao Palco Cais. O veterano fez uma entrada triunfal e botou seu bloco nas ruas de Salvador, que ele disse ter "a gente mais tesuda" do país. Ney trouxe seus maiores sucessos para o público, como "Jardins da Babilônia", "Sangue Latino" e "Homem com H", e logo deixou o show nas mãos de Criolo novamente. O rapper fechou a apresentação com "Bogotá" e "Nas Águas". Contrariando a vontade de muitos, a dupla de gigantes não fez duetos. Em vez disso, o rapper fez apenas a segunda voz em algumas músicas de Ney, dando todo o destaque para o ídolo multi-geracional.
Gil e Caetano homenageiam Gal Costa
Saulo Brandão
Uma das duplas mais importantes da música brasileira, Gilberto Gil e Caetano Veloso voltaram a dividir o palco no Festival de Verão de Salvador. Entre muitos sucessos de ambos os filhos da Bahia, um momento chamou a atenção. Caetano disse que os dois tinham poucas composições juntos, pois ambos produzem letra e melodia, mas um trabalho dos dois entrou para a história: "Divino Maravilhoso". A música composta para Gal Costa atravessou gerações e fez parte de uma homenagem à cantora, que morreu no ano passado. Com uma camiseta escrito Gal, Caetano puxou a famosa canção ao lado de Gil e emocionou o público, que cantou uníssono e a plenos pulmões.
Daniela Mercury é grande surpresa do sábado
Esperança Gadelha/Broadway Tropical
A cantora se apresentou de surpresa no Palco Devassa. Durante as apresentações foi anunciado que Daniela e Iza são as primeiras atrações confirmadas no Festival de Verão Salvador de 2024.
Ivete Sangalo vai fazer você tremer
Saulo Brandão
A rainha do Carnaval fez o público do Festival de Verão pular que nem pipoca com seus incontáveis sucessos. Não é atoa que a cantora é apelidada de furacão. Presença em todas as edições do festival, em 2023 a cantora retorna trazendo um funk próprio para somar ao seu sucesso "Sorte Grande". Em seguida, o público recebeu Luedji Luna, que teve uma entrada triunfal cantando "Acalanto" seguido do hit "Banho de Folhas" em dueto com Ivete.
*O repórter viajou a convite do Festival de Verão