Música

Notícia

Foo Fighters | Novo álbum tem data de lançamento e mais um teaser

Produtor Butch Vig também fala sobre o disco

01.02.2011, às 18H27.
Atualizada em 08.03.2017, ÀS 03H04

No último final de semana, o Foo Fighters mostrou seu novo álbum em um show surpresa. Agora, fãs que não estavam na pequena plateia em Santa Barbara, Califórnia, já podem marcar o dia 12 de abril no calendário. De acordo com o Consequence of Sound, esta será a data de lançamento do disco, ainda sem título, que ganhou mais uma prévia. Ouça o teaser de 39 segundos de "Miss the Misery":

Butch Vig, Krist Novoselic e Dave Grohl

Butch Vig, Krist Novoselic e Dave Grohl

Um dos motivos que torna o álbum tão aguardado é a reunião de Dave Grohl, do produtor Butch Vig e do baixista do Nirvana, Krist Novoselic, 20 anos depois do lançamento de Nevermind. A matriz da MTV conversou com o produtor sobre o processo de gravação e, naturalmente, a icônica reunião esteve em pauta.

"Quando Krist chegou na casa do Dave, nós meio que sentamos e foi tipo, 'Meu deus, cara, nós não nos encontrávamos, os três, em quase 20 anos'... Nós simplesmente sentamos e falamos merda durante três ou quatro horas. [...] Uma história levava à outra, foi uma experiência incrível, só de estar ali, relembrar todas aquelas coisas que tínhamos esquecido. Isso foi uma parte muito importante do álbum", contou Vig.

Novoselic toca baixo em apenas uma faixa do álbum, chamada "I Should Have Known". Segundo o produtor, a música retoma alguns elementos da banda de Seattle. "Eu não tenho muita certeza sobre o que é esta música, mas para mim, parece que definitivamente faz referências a Kurt Cobain, e é uma das músicas mais primais e cruas que o Foo Fighters já fez... É uma montanha-russa emocional quando você escuta", explicou.

A sonoridade "primal e crua" é auxiliada pela escolha da banda de gravar e mixar todo o disco com equipamentos analógicos no estúdio caseiro de Grohl. "Você pode consertar tudo no computador, ajustar tudo até que fique perfeito. E Grohl disse, 'Eu quero que o disco tenho um som mais cru e meio imperfeito. O melhor que nós tocarmos será o melhor que o disco vai soar'. E quer saber? Ficou ótimo. Eles são músicos incríveis. É um disco honesto. Soa real", declarou.

Assista ao Foo Fighters tocando a música inédita "These Days"
Assista ao vídeo em que Dave Grohl mostra seu estúdio de gravação
Ouça um teaser de 28 segundos do novo álbum