Com uma voz única, somada a letras marcantes, uma presença de palco emblemática, e o principal destaque do Queen, Freddie Mercury ainda marca gerações e é inspiração para outros vocalistas ao redor do mundo. Para relembrar a lenda, fomos atrás de alguns fatos interessantes sobre a vida do cantor que você, talvez, não saiba.
Sobre o que fala "Bohemian Rhapsody"
Quando perguntado sobre do que se tratava a música "Bohemian Rhapsody", Freddie respondeu que a música "Não tinha significado nenhum. São só rimas sem sentido". No entanto, diversas teorias sobre a composição são divulgadas até hoje. O guitarrista Brian May chegou a afirmar que a música contém diversas referências veladas aos traumas pessoais do vocalista. Já o baterista Roger Taylor, em documentário realizado pela BBC 3, afirmou que a letra é "auto-explicativa com um pouco de coisas sem sentido no meio".
A criatividade de Mercury
Uma das principais atribuições da assistente de Freddie Mercury era estar sempre com um papel e uma caneta mão, para que fosse possível fazer o registro de qualquer tipo de inspiração que pudesse surgir. Um dos casos de composição surgida dessa forma é a música "Life is Real", criada durante um voo para Nova York.
Nome de batismo
Freddie não nasceu na Inglaterra. Ele era natural da Cidade de Pedra, em Zanzibar, antiga colônia britânica e seu nome de batismo era Farrokh Bulsara No entanto, o apelido Freddie surgiu durante seu período escolar na Índia e tornou-se oficial na década de 70, quando alterou legalmente seu nome para Freddie Mercury.
Formado em arte gráfica
Freddie tinha formação em arte gráfica, concedida pela Ealing Art College e foi o responsável pela criação do logo do Queen, conhecido como Queen Crest. . O conceito do emblema é unir os signos do zodíaco de todos os membros do grupo - Dois Leões para John Deacon e Roger Taylor, Câncer para Brian May e Virgem para Freddie Mercury. O "Q" e a coroa representam o nome da banda, e uma fênix protege o tudo.
Amor da vida
Freddie, por muito tempo, teve um relacionamento com Mary Austin, vendedora apresentada a ele por Brian May, guitarristado grupo. Freddie permaneceu por vários anos com ela e após o término do relacionamento ainda continuaram amigos. A música "Love of My Life" foi composta para Austin. Ainda, após a morte do cantor, por meio de testamento, Mercury deixou para ela sua mansão em Londres e todos os direitos de suas músicas. O músico também costumava afirmar que Mary era a pessoa mais importante de sua vida e que a considerava como sua esposa.
Zoroastrismo
Freddie Mercury e sua família eram adeptos do Zoroastrismo. Religião concebida pelo profeta Zaratustra, que os gregos chamavam de Zoroastro, e é considerada a primeira manifestação de um monoteísmo ético, com algumas de suas concepções tendo influenciado religiões como judaísmo, cristianismo e islamismo. O funeral de Mercury foi realizado por um padre dessa vertente religiosa.
Freddie Mercury e a confirmação da AIDS
Freddie Mercury, apesar da especulação da mídia inglesa e até mesmo da visível deterioração de sua saúde, sempre negava quando perguntado se tinha AIDS. Ele e seu agente fizeram um comunicado à imprensa, somente 24 horas antes de sua morte.
Freddie foi cremado
Freddie foi cremado e somente Mary Austin, os membros da banda, Jim Hutton (seu último companheiro) e a família do cantor sabem onde foram depositadas suas cinzas. Essa informação nunca foi revelada.