Uma fita com 33 minutos de material gravado por John Lennon, incluindo a faixa inédita “Radio Peace” (ouça um trecho acima), foi leiloada por US$58 mil na Dinamarca. A gravação foi feita em 1969, quando o então vocalista dos Beatles e sua esposa, Yoko Ono, visitaram a filha da artista, Kyoko, que morava com o pai no país (via Estadão).
A fita em questão pertencia a um grupo de amigos que entrevistou Lennon para o jornal de sua escola. Segundo Karsten Højen, um dos antigos proprietários da gravação, uma tempestade fez com que eles ficassem presos no mesmo ambiente que o cantor, que se comportou de forma descontraída e conversou tranquilamente com os garotos.
De acordo com Højen, o grupo vendeu a fita por não ouvir mais seu conteúdo, que inclui ainda uma versão personalizada de “Give Peace a Chance” e uma entrevista com Lennon, e porque não tinha intenção de repassá-la aos seus descendentes.
Diretora da casa de leilões que comandou a venda da fita, Alexa Bruun Rasmussen disse que a gravação “é muito sincera, muito local. Acredito que isso a torna única, porque John Lennon fala com jovens estudantes, eles compartilham a paixão da mensagem de paz”.
O comprador não teve sua identidade revelada.