O LCD Soundsystem anunciou que vai encerrar suas atividades em 2 de abril, com um show no Madison Square Garden, em Nova York. No entanto, o criador do grupo, James Murphy, prometeu um final memorável para a banda. O show terá mais de três horas, nas quais o LCD Soundsystem tocará músicas de seus três álbuns anteriores e outras inéditas.
This is Happening
Murphy já havia mencionado que o último álbum, This Is Happening (2010), seria a "volta da vitória" para o LCD Soundsystem e ainda explicou ao Pitchfork a decisão de encerrar o grupo. "Tudo ficou maior do que eu planejei ou desejei. Não que eu seja contra, mas não quero crescer mais. Qual será o objetivo agora - virar uma banda enorme? Não quero ser uma pessoa famosa. Estamos em um lugar ótimo. Eu entro num avião e ninguém faz ideia de quem eu sou. Simplesmente quero fazer outras coisas. E já que não vamos gravar outro disco, me sinto livre para fazer o maior show que eu quiser. Tipo, 'Que se dane, nós deveríamos tocar no Madison Square Garden'".
Em entrevista à Spin, em dezembro, Murphy mencionou que sua vontade de participar de outros projetos é um dos motivos para o fim da banda. "Houve coisas que não pude fazer por causa da banda. Duas vezes não puder fazer um disco com o Arcade Fire. Não pude fazer um disco com o Spoon. Não pude trabalhar com John Cale ou Devo", declarou.
O grupo indie Liquid Liquid vai abrir o show de despedida. O LCD Soundsystem ainda pediu que todos na plateia vistam preto, branco, ou branco e preto. Seria o pedido de figurino indício de uma gravação de DVD?
A decisão não deve afetar a passagem do LCD Soundsystem pelo Brasil. Em São Paulo, o show acontece em 18 de fevereiro, no festival (No) Mondays, na Warehouse, Vila Leopoldina. Os ingressos, já no terceiro lote, saem por R$ 160,00 e podem ser comprados pelo site do (No) Mondays e em lojas Chilli Beans. O show de Porto Alegre acontece em 20 de fevereiro, na Casa do Gaúcho.