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Marilyn Manson | Analisamos Heaven Upside Down faixa a faixa

Novo álbum traz belas melodias com boa produção e peso na medida

06.10.2017, às 13H46.
Atualizada em 06.10.2017, ÀS 16H00

O novo álbum de Marilyn Manson, Heaven Upside Down, demorou para acontecer. Originalmente anunciado para fevereiro e com o nome Say10, o disco saiu agora, em 6 de outubro, quase três anos depois de seu último lançamento The Pale Emperor

"Revelation #12"

Suja e pesada, “Revelation #12” abre o álbum como uma declaração do que há por vir: em clima apocalíptico, Manson compartilha uma sonoridade parecida com o punk e uma letra que pode até ser entendida como política: “Estúpidos demais para se chamarem de maus, eles se chamam de heróis”. A produção de Tyler Bates, que também marcou “The Pale Emperor”, se mostra mais forte e característica no novo trabalho. 

"Tattooed In Reverse"

Parece que Manson não se cansa do tema religioso, mas não dá para reclamar. Ele sabe usar o objeto a seu favor, e trabalhar com imagens profanas estilosas, e “Tattooed In Reverse” é um bom exemplo disso. Na faixa, o vocal de Manson chama atenção, em cima de um eletrônico que remete aos trabalhos mais recentes do Muse ou as músicas mais pop do Korn

"We Know Where You Fucking Live"

Manson nunca teve medo de polemizar. Em "We Know Where You Fucking Live" o vocalista trouxe a letra mais violenta do álbum, e ainda lançou o single em pleno em 11 de Setembro de 2017. Tá certo que Manson ama controvérsias, mas ele não sabia que estaria cantando “eu amo o som de cartuchos de balas caindo no chão” na mesma semana do tiroteio em Las Vegas. Julgamentos temáticos à parte, “We Know Where You Fucking Live” tem uma ótima bateria e é uma das melhores do álbum.

O vocalista explicou pouco sobre o atraso, mas disse que três faixas do álbum, "Revelation #12", "Saturnalia" e a faixa-título, entraram apenas nos últimos meses, ainda descrevendo as composições como essenciais para o trabalho como um todo. A segunda fase de gravações trouxe a influência sentimental da morte do pai de Manson, Hugh Warner, que faleceu em junho.

"Say10"

Uma música simples e direta, "Say10" é outro destaque do álbum. Originalmente a faixa-título, a música cresce aos poucos e vai do clima sinistro subindo em todos os sentidos: volume, peso e letra. Definitivamente o ponto alto do trabalho, “Say10” tem tudo que você espera de Manson e ainda um belo refrão pegajoso. Não é exagero quando ele canta, ao fim da faixa “sou uma lenda, não uma fábula”

"JE$U$ CRI$I$"

“JE$U$ CRI$I$” tem uma produção boa, mas não inova muito em nenhum sentido. É a faixa que poderia ter sido lançada em qualquer álbum anterior do músico, e já ao meio do álbum o tema pode chegar a ficar cansativo. De qualquer jeito, é uma faixa cativante que ganha pontos pelo uso do coro ao final. 

"KILL4ME"

“KILL4ME” é uma faixa bem pop, mas o gótico sempre soube combinar o estilo com o metal industrial muito bem. Com um clima parecido com sua versão de “Sweet Dreams (Are Made Of This)”, Manson compôs uma música dançante e sombria, que faz muito sentido como o single do álbum. 

“Heaven Upside Down”

A faixa-título que chega ao fim do álbum é o mais próximo do puro Rock n’ Roll que Manson chega no disco. Com mais guitarras e uma melodia direta, “Heaven Upside Down” vem para complementar a faixa anterior e terminar com outro ótimo refrão do álbum. 

É possível que a temática de Marilyn Manson já não impressione mais. Nos dias de hoje, não é mais escandaloso usar a imagem de satã, fazer ameaças de morte, e proclamar o apocalipse em um álbum. Mesmo assim, seu novo trabalho traz elementos que continuam surpreendentes e prova seu valor com boas melodias, peso na medida e algumas misturas com pop. Os destaques do álbum são os singles "KILL4ME", "Say10" além de "Threats of Romance" e a faixa-título. 

“Threats of Romance”

Heaven Upside Down conclui muito bem sua jornada musical com “Threats Of Romance”. Candidata a melhor música do disco, a música traz a melhor instrumentação, com a combinação de uma guitarra com personalidade e um piano ao fundo. Marilyn Manson fecha seu novo disco com muito estilo, resultando em um trabalho que está entre seus melhores. 

“Saturnalia”

Uma das músicas que foi composta depois do quase-lançamento do álbum, “Saturnalia” trata da morte do pai de Manson, Hugh Warner, do jeito que um performer satânico trataria: “Eu continuarei aqui para te abraçar, não importa quão frio você esteja”. “Saturnalia” traz uma batida forte e chega ao bom auge só no fim. 

Leia o nosso faixa a faixa de Heaven Upside Down:

"Blood Honey"

Se o álbum tem uma balada romântica, esta seria “Blood Honey”. Depois do peso de “JE$U$ CRI$I$”, “Blood Honey” prepara o ouvinte para a fase mais grave, lenta e romântica do álbum.  O clima sentimental combina com o vocal gótico e cria uma atmosfera bonita com o uso de sintetizadores.