Reprodução/Instagram

Música

Notícia

Morre Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, aos 81 anos

Músico voltou a ser internado nesta terça-feira (22)

22.11.2022, às 13H30.
Atualizada em 22.11.2022, ÀS 14H34

Morreu na tarde desta terça-feira, aos 81 anos, o cantor Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda e um dos maiores compositores do Brasil. Erasmo chegou a ser internado pela manhã no Hospital Barra Dór, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas, mas não resistiu. Ele tratava uma síndrome edemigênica, quando o corpo sofre com excesso de líquido nos tecidos.

A causa da morte não foi revelada oficialmente, mas a partida do cantor foi confirmada por diversos veículos da imprensa e por amigos próximos ao cantor. 

Também conhecido pelo carinhoso apelido de Tremendão, Erasmo viveu ao lado de Roberto Carlos, Wanderléia, Ronnie Von entre outros artistas, a fase conhecida como Jovem Guarda. Movimento influenciado pelo sucesso dos Beatles que ditava moda, comportamento e estilo dos jovens brasileiros na década de 1960.

Pioneiro do rock nacional, Tremendão teve mais de 50 anos de estrada, embalados por mais de 500 canções que marcaram épocas, como “O Bom”, “É preciso Saber Viver” e “Além do Horizonte”. Sucessos atemporais regravados diversas vezes ao longo das décadas.

Erasmo nasceu na Barra da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. Apaixonado por música desde que se entendida por gente, o ícone aprendeu a tocar violão com Tim Maia antes de se juntar a ele e a Roberto Carlos em uma banda.

O último álbum lançado por Erasmo, O Futuro Pertence à ... Jovem Guarda, venceu o Grammy Latino de 2022 na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.

Erasmo Carlos deixa a mulher Fernanda, os filhos Alexandre, Gil e Leonardo, e uma legião de fãs.