Música

Artigo

O Rei do Show: a batalha por um filme musical original

Filme demorou para ser concretizado pela dificuldade de aprovar um filme com canções novas

28.12.2017, às 22H43.
Atualizada em 29.12.2017, ÀS 05H06

O Rei do Show, filme com Hugh Jackman, Michelle Williams e Zac Efron que chegou aos cinemas brasileiros neste fim de 2017, já estava sendo planejado desde 2009, mas teve uma longa jornada até sua realização. O roteiro que foi levado por Jackman ao diretor Michael Gracey em 2009, demorou para deslanchar pela dificuldade em encontrar um estúdio que concordasse em bancar um filme recheado de canções originais. Segundo Gracey, houve muita insistência para que o projeto fosse um musical como Moulin Rouge, que utiliza principalmente canções já existentes. O diretor explicou ao Den of Geek:

“Houve uma época em que sentíamos muita pressão em fazer um “musical jukebox”, porque você sabe que as pessoas já amam as músicas. Se você usa hits, você já tem meio caminho andado. Mas Hugh e eu queríamos fortemente criar um musical original com todas as músicas originais, e essa pequena decisão resultou na demora de anos e anos até acharmos as pessoas certas”.

Para as canções, eles acharam a dupla perfeita, Benj Pasek e Justin Paul. Pouco conhecidos na época da pré-produção de O Rei do Show, a dupla hoje tem um Oscar no currículo, que serve de argumento perfeito para convencer qualquer um que um musical original não é ideia ruim: os dois são responsáveis pela trilha do elogiado La La Land.

Em entrevista a Collider, os compositores atribuíram o sucesso em realizar o filme à época certa para musicais originais. Citando o filme Frozen e a peça da Broadway Hamilton como musicais que ultrapassam o “nicho” e se tornaram fenômenos do mainstream, Paul diz: “Nós estamos em uma era que não é mais considerado brega fazer musicais”. Basek complementa: “Existe toda uma geração que está com vontade de ouvir a história musical, que não existia talvez há 10 anos”. 

O Rei do Show é a cinebiografia do apresentador P.T. Barnum, interpretado por Jackman. Nascido em Connecticut, em 1810, Barnum começou a trabalhar com shows de variedades em Nova York, em 1834. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros - leia nossa crítica. 

Ouça a trilha sonora de O Rei do Show: