Música

Artigo

Omelista | Músicas de viagem

Com o Carnaval próximo, o Omelete fez uma lista de músicas para embalar uma viagem

06.02.2013, às 16H16.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 09H11

É Carnaval no Brasil. Barulho, festa, cerveja, confete, purpurina e oba-oba. Há quem ame e há quem odeie. Independente da escolha, é tempo de folga, de sair da rotina e, se possível, de viajar. Pensando nesta última alternativa, o Omelete montou uma eclética lista com músicas para embalar uma viagem. Veja abaixo:

Queens of the Stone Age – "Make It Wit Chu"

Em pleno pôr-do-Sol, Josh Homme, vocalista da banda de stoner rock Queens of The Stone Age, assume uma caminhonete nos confins do deserto da Califórnia para cantar "Make it Wit Chu", música que ficou no 60º lugar na lista da Rolling Stone de melhores canções de 2007. A canção foi gravado no projeto solo de Homme, The Desert Sessions, e também está no quinto álbum do Queens, Era Vulgaris (2007). Essa é uma das canções mais calmas e sensuais do grupo, sendo assim mais afável aos ouvidos mais sensíveis.

New Order – "60 Miles an Hour"

"60 Miles an Hour" é uma canção da banda de rock alternativo New Order, lançada como o
segundo single do álbum Get Ready, de 2001. A música entrou nas paradas britânicas, sendo a
29º mais tocada daquele ano. No clipe, uma viagem de carro entre uma garota e um homem vestido de urso é atrapalhada após um acidente ocasionado por um cachorro.

The Cardigans – "My Favourite Game"

Um carro conversível, uma estrada deserta, céu azul, gato Félix, alta velocidade e uma destemida garota tatuada. Esse é o clipe de "My Favourite Game", o single de maior sucesso do Cardigans, lançado em 1998 no álbum Gran Turismo. A faixa é integrante da trilha sonora de um dos games de corrida mais clássicos da história, Gran Turismo 2, da Polyphony Digital.

Sá, Rodrix e Guarabyra - "Jesus Numa Moto"

Sá, Rodrix e Guarabyra são tidos como legítimos representantes do rock rural brasileiro, influência musical vigente no país nos anos de 1970 e 80. Suas canções remetiam à vida no campo e mostravam preocupações com o futuro político do Brasil, àquela época governado por uma ditadura. Dentre as várias ótimas composições que fizeram, o trio tem em "Jesus Numa Moto" o melhor exemplar para uma viagem - gravada no mais recente álbum da banda, Outra Vez na Estrada. A letra expressa um sentimento liberdade da juventude dos anos dourados, citando grandes nomes como Bob Dylan,Muhammed AliMarlon Brando.

Depeche Mode – "Route 66"

"Route 66" é uma música composta em 1946 por Bobby Troupe e gravada primeiramente por Nat King Cole. A canção ganhou diversas gravações por nomes como Chuck Berry, Bob Dylan e Rolling Stones, além do Depeche Mode - que acaba de anunciar seu novo e 13ºdisco, Delta Machine. Lembrando que a Rota 66 é uma rodovia norte-americana, berço do primeiro McDonald’s e cenário de filmes como Sem Destino e Bagdad Café.

Steppenwolf – "Born to be Wild"

Composta em 1968, "Born to be Wild" é um dos hinos do rock’n’roll, e canção de maior sucesso da banda Steppenwolf. Foi usada como tema do filme Sem Destino e é considerada por alguns críticos a primeira música de heavy metal de todos os tempos. Já recebeu regravações de bandas como Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Slayer e Hinder; e toda vez que toca sempre vai ter alguém gritando junto com o inesquecível refrão.

Belchior - "A Palo Seco"

Belchior é um autêntico nômade. Nos últimos anos, pouco se sabe sobre o paradeiro do cantor cearense. A voz fanha é uma das características mais marcantes de Belchior, que tem um trabalho como compositor reconhecido e gravado por artistas como Elis ReginaJair Rodrigues. Entre várias músicas famosase que encaixariam perfeitamente em uma trilha de viagens, como "Paralelas", "Um Rapaz Latino Americano" e "Coração Selvagem", a faixa "A Palo Seco" é uma das maiores marcas do cantor, tendo, inclusive, uma gravação feita pelo Los Hermanos.

Tracy Chapman - "Fast Car"

A voz grave e melódica de Tracy Chapman encontra em "Fast Car" a parceria ideal. Com uma letra tão narrativa quanto um poema de fuga e amor, a canção foi um dos primeiros sucessos da cantora estadunidense, em seu primeiro e homônimo disco, lançado em 1988. Apesar do sucesso de singles como "Baby Can I Hold You", foi esta música que mostrou o verdadeiro talento compositor e a força do vocal de Chapman, lhe rendendo, inclusive, o Grammy de Melhor Canção Pop Feminina.

David Bowie - "Heroes"

Um entre os inúmeros hinos compostos por David Bowie, "Heroes" é um marco do rock dos anos 70. A canção é fruto do período recluso do Camaleão em Berlim e já foi regravada por diversos artistas. Nos cinemas, ganhou versões remodeladas por Ewan McCregor e Nicole Kidman, em Moulin Rouge, e foi tocada em sua forma original no mais recente e ótimo As Vantagens de Ser Invisível, com Emma Watson e Logan Lerman. A música deu nome ao 12º disco de Bowie, lançado em 1977, e ainda perfeito para se escutar durante uma viagem.

Feist - "I Feel It All"

A canadense Feist surgiu em 1999, quando ainda era uma das integrantes da banda By Divine Right. Ao adotar seu sobrenome como título para sua carreira solo, a cantora começou a fazer sucesso após o lançamento de Monarch. O estilo pop indie a marcou durante toda a carreira e um símbolo de sua trajetória é alto astral "I Feel It All", de seu terceiro disco The Reminder, de 2007.