Quando estreou, em 2021, Arcane foi um sucesso absoluto entre todos os públicos. Desde os fãs de League of Legends, até os críticos de TV e cinema, passando ainda por novos fãs, campeões de Zaun e Piltover tiveram suas histórias amplamente aclamadas por todo o mundo. Com uma primeira temporada dividida em três partes, a série manteve seu hype por várias semanas, se tornando a queridinha do momento. Mas além de ser uma das animações mais importantes de sua época, a série de LoL carrega ainda outro peso: o de ser a melhor adaptação de um jogo na televisão.
O trunfo inicial de Arcane com certeza é a sua premissa extremamente interessante. Baseada na mitologia de League of Legends, a série apresenta o universo em que duas cidades, o Ladoalto e a Subferia, possuem uma convivência hostil. Enquanto em Piltover, no lado mais alto, a população vive na opulência desfrutando das benesses da tecnologia, o povo da cidade baixa, Zaun, é sufocado em fumaça tóxica e abandonado à própria sorte. Para sobreviver nessa realidade, um grupo de adolescentes decide fazer incursões e assaltos no lado do alto. Porém, eles acabam roubando algo que não deveriam e colocam o destino da cidade em risco.
Além da premissa, a produção apresenta um grupo de personagens extremamente interessantes. Trazendo um misto de campeões conhecidos do LoL e novos personagens originais, se destacam na primeira temporada a Jinx, sua irmã, Vi, Caitlyn, Ekko, Jayce e também o Barão da Química, Silco. Com identidades bem construídas, o grupo cativa em seus respectivos arcos individuais, tornando a história menos dependente de um protagonista e mais diversa para o espectador.
Isso tudo é apresentado em uma animação impecável do estúdio Fortiche sob a supervisão da própria Riot Games, o que garantiu um visual exuberante e extremamente respeitoso ao jogo — o que agradou os jogadores e também os novos fãs da franquia. Com texturas agradáveis, cores bem equilibradas e uma direção de cena fluida, a primeira temporada da série foi o ápice da animação em seu ano de lançamento e conquistou ainda mais atenção mundo afora.
Ainda assim, o sucesso foi garantido graças ao equilíbrio entre a nostalgia do jogo e do bom e original roteiro da produção. Isso garantiu uma evolução nítida entre cada um dos três atos e preparou o terreno para a temporada seguinte, que promete ser tão boa, ou melhor, que a primeira. Por esses vários méritos, que até então nenhuma outra adaptação de jogo alcançou, Arcane é a melhor adaptação de um jogo para a televisão.
A primeira temporada da série está disponível na Netflix, enquanto o segundo e último ano da animação chega ao streaming em novembro. Já o jogo League of Legends pode ser baixado gratuitamente no site da desenvolvedora Riot Games.