ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!
A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao catálogo do Prime Video e um dos maiores mistérios da série continua: quem é o Estranho? O poderoso personagem interpretado por Daniel Weyman, agora se encaminha para as terras mágicas de Rhûn ao lado da amiga Lori (Markella Kavanagh), mas sua identidade continua obscurecida.
Já no segundo episódio da segunda temporada, o público é apresentado não apenas aos antagonistas presentes nos desertos de Rhûn, mas também ao personagem interpretado por Ciarán Hinds, creditado apenas como “Mago Sombrio”, que parece ser uma espécie de ditador nas terras de Rhûn, além de um potencial aliado de Sauron (Charlie Vickers).
Desde que foi mostrado pela primeira vez, muitas teorias acerca da identidade do personagem surgiram na internet e - devido à linha do tempo das histórias de J.R.R. Tolkien - também sobre a identidade do Estranho. Entenda a seguir como os dois podem se relacionar.
O Estranho é Gandalf?
Gandalf (Ian McKellen) em O Senhor dos Anéis (Reprodução)
Embora a possibilidade tenha sido levantada no finalzinho da primeira temporada, muitos fãs duvidam que o Estranho seja, de fato, Gandalf - muito pelo destino do personagem neste segundo ano ser o oeste da Terra Média, uma região que o personagem de Tolkien se recusa a visitar na literatura.
Além disso, nas histórias de Tolkien, o mago só chega na Terra Média durante a Terceira Era, enquanto os acontecimentos de Os Anéis de Poder se passam durante a Segunda Era, milhares de anos antes do retratado na trilogia de Peter Jackson.
Mesmo com todas essas evidências do contrário, no entanto - e dado o teor da adaptação do Prime Video - ainda não é impossível vermos uma mudança na ordem dos eventos. Inclusive, não seria a primeira vez que algo a série faz algo do tipo, vide a criação dos anéis élficos, a mera existência de Durin III, e por aí vai.
Quem são os Magos Azuis?
Os Magos Azuis, em ilustração oficial da saga (Reprodução)
Se descartada completamente a possibilidade do mago misterioso ser Gandalf, porém, a segunda teoria mais popular e possível para a identidade do personagem de Os Anéis de Poder é de que este se trata de um Mago Azul, canônicos na mitologia de Tolkien.
Nas histórias de Tolkien é explicado que cinco magos existem na Terra Média - além dos já conhecidos Gandalf, Saruman e Radagast, há outros dois conhecidos como os Magos Azuis devido a cor de suas roupas, que vivem a oeste e “não participam” dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
A origem dos magos azuis já foi contada duas vezes. Na mais recente, parte da coletânea A História da Terra Média, é explicado que ambos chegam no continente durante a Segunda Era, exatamente na época em que foi criado o Um Anel.
Chamados Alatar e Pallando, a dupla chegou antes do restante dos magos na Terra Média e tinha como objetivo viajar para oeste e controlar o avanço do poder de Sauron em terras como os desertos de Rhûn. A história dos dois não é contada em detalhes e o desfecho de suas tarefas também não é claro, embora os poucos vestígios sejam negativos.
Afinal, em Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média, é explicado: “De todos os Istari, apenas um permaneceu fiel à sua missão”, dando a entender que este se trata de Gandalf.
Porém, o detalhe de mitologia que pode estabelecer a mais forte das conexões com os eventos de Os Anéis de Poder está descrito em As Cartas de J.R.R. Tolkien, nas quais o autor, ao se referir aos magos azuis, diz que nem ele próprio sabe se obtiveram sucesso - mas é mais provável que tenham falhado, como Saruman.
Além disso, também é explicado que eles talvez sejam os fundadores de cultos e tradições mágicas dentre os habitantes do oeste - exatamente como faz o tal “Mago Sombrio” na série do Prime Video.