Desde a estreia de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, fãs questionavam se o misterioso O Estranho (Daniel Weyman), o homem que literalmente veio do céu, poderia ser Gandalf, um dos personagens mais icônicos do cânone de Tolkien. O final da primeira temporada, exibido nesta sexta-feira (14), fez um aceno bem forte a essas teorias – mas os criadores da série desconversaram ao serem questionados pelo Omelete durante um evento para a imprensa.
Recapitulando: durante o episódio, foi revelado que o personagem em questão é um Istar – ou seja, um mago. Mas o aceno em questão é uma frase especial: “Sempre siga seu nariz”, que o Estranho diz a Nori (Markella Kavenagh), quando ambos partem em uma jornada leste, rumo a Rhun, onde ele pretende buscar respostas sobre sua origem.
Se a frase em questão soa familiar, é porque ela é. No filme A Sociedade do Anel, da trilogia de Peter Jackson, Gandalf (Ian McKellen) diz a mesma coisa a Merry (Dominic Monaghan). Mas ainda não se pode falar em confirmação, segundo os criadores Patrick McKay e J.D. Payne. “Eu vou dizer que essas palavras e outras ações ecoam o que conhecemos de Gandalf. Mas há outros elementos que ecoam outros magos. Sabemos que Saruman, por exemplo, fez uma viagem para o leste”, afirma McKay.
“Os magos azuis também foram para o leste; Saruman e potencialmente um dos magos azuis foram tentados pela escuridão, assim como este personagem”, completa, deixando o mistério no ar.
Já Payne ressalta que a história do Estranho é uma de autodescoberta: “A esse ponto, o nome não significa nada para ele. Ele ainda vai entender quem ele é. O nome vai chegar quando o Estranho estiver ponto para entender mais sobre sua identidade”. Se essa resposta virá já na segunda temporada, ainda não sabemos.
O novo ano de Os Anéis de Poder teve as gravações iniciadas recentemente, e pode chegar às telas em 2023. A série é exibida pelo Prime Video.