ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!
A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder segue adaptando muitos dos acontecimentos das histórias escritas por J.R.R. Tolkien, e um dos aspectos mais importantes dessa mitologia merece destaque dado o rumo do enredo.
No caso, o real impacto dos Anéis de Poder ainda segue um tanto quanto misterioso para muitos espectadores. Os anéis élficos ainda são assunto na série do Prime Video, e a introdução dos anéis dos anões tende a aumentar ainda mais esse drama. Mas, afinal, qual o poder dessas relíquias?
Qual o poder dos Anéis de Poder?
Antes de destacar as adaptações, é importante entender quais os fundamentos escritos por Tolkien acerca dos anéis. Neste caso, tirando o Um Anel, não há muitos poderes espalhafatosos reservados para os portadores das jóias.
Os nove anéis dados aos humanos e os sete dados aos anões são retratados como relíquias que apenas aumentam as capacidades e características naturais do portador. No caso dos anões, por exemplo, expandindo a capacidade de gerar riquezas, mas intensificando sua ganância; para os humanos, vida prolongada.
É importante ressaltar apenas o tópico da invisibilidade, que não é um poder exclusivo do Um, mas também, de certa forma, dos anéis dados aos humanos. Porém, neste caso, a invisibilidade vem acompanhada do revés de aprisionar o portador em outro plano de existência, como exemplificado com os Nazgûl.
Apenas se tratando de Narya, Nenya e Vilya, forjados para os elfos, também é contado que estes possuem o potencial de cura e de preservação. Nos livros, é isso que dá vida aos reinos de Valfenda e Lothlórien, respectivamente governados por Elrond e Galadriel.
Já o Um Anel, forjado por Sauron, é o que mais tem impacto no universo criado por Tolkien. Com exceção dos três anéis élficos, todos os outros foram gerados sob a influência do vilão - dessa forma, sua influência sob a mente dos usuários atinge seu ápice quando Sauron veste o Um, dominando totalmente os humanos, por exemplo, enquanto os anões resistem naturalmente à magia.
Representação em Os Anéis do Poder
Apenas os anéis élficos foram introduzidos na série do Prime Video, por enquanto, no encerramento da primeira temporada. Nesse momento, as propriedades de preservação são mostradas com a recuperação da árvore de Lindon - e, no quarto episódio da segunda temporada, são destacadas as propriedades de cura (mesmo que de certa forma exageradas).
O restante dos anéis ainda espera para ser apresentado, mas o destino dos usuários parece ser o mesmo, ao menos levando em conta o discurso sobre o objetivo de Morgoth e sobre o poder utilizado por diversos personagen,s como Adar, Círdan e o próprio Sauron.
“Ele procurou criar um poder, não de carne, mas sobre a carne” é a frase usada até então - e, como todas as outras referências sobre outros assuntos na série, é uma alusão à criação do Um Anel. Porém, resta apenas esperar pelo desenvolvimento da série.