ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!
O episódio final da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, “Alloyed”, chegou ao catálogo do Prime Video hoje (14) - e, para os fãs que estavam aguardando respostas sobre os grandes mistérios da trama… surpreendentemente, para uma série que já tem cinco temporadas garantidas, ela entregou!
Quem estava fazendo suas apostas sobre a identidade de Sauron conseguiu descobrir se acertou ou errou, quem estava se perguntando sobre a verdadeira natureza do Estranho (Daniel Weyman) também teve sua resposta, e quem queria ver o nascimento dos titulares Anéis de Poder também teve o seu pedido atendido.
Abaixo, listamos as respostas dadas pelo finale:
Quem é Sauron?
Charlie Vickers como Halbrand/Sauron em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
O Lorde das Trevas da Terra-Média estava escondido por trás do rosto amigável de Halbrand (Charlie Vickers), o suposto humano que resgatou Galadriel (Morfydd Clark) do mar e que foi confundido por ela com o herdeiro do trono das terras humanas do Sul.
A elfa começa a suspeitar do amigo quando ele se aproxima de Celebrimbor (Charles Edwards) e parece se tornar o progenitor da ideia de forjar os anéis. Quando ela o desmascara, Sauron faz uma proposta tentadora: ele quer que Galadriel deixe os elfos para trás e governe a Terra-Média ao seu lado.
A nossa heroína, é claro, nega o vilão, e Sauron desaparece até o último momento da temporada, em que o vemos chegando a Mordor.
Quem é o Estranho?
Daniel Weyman como o Estranho/Gandalf em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Como muitos fãs haviam suspeitado, o personagem é um dos Istar, nome dado à espécie de mago da qual fazem parte personagens célebres de O Senhor dos Anéis, como Gandalf e Saruman. Ele recobra parte de sua memória e parte com Nori (Markella Kavenagh) para descobrir mais sobre suas origens na misteriosa terra ao leste conhecida como Rhûn - pouco explorada por Tolkien, essa região se alinha a Sauron na Terceira Era.
Os Anéis de Poder não chega a dizer isso com todas as letras, mas é bem claro que o Estranho vai se tornar Gandalf - embora os showrunners desconversem. A maior dica disso é a sua última fala para Nori antes de começar a jornada, aconselhando a jovem harfoot a “sempre seguir o seu nariz” quando estiver com dúvidas de para onde ir - a mesma frase usada pelo mago cinza em A Sociedade do Anel.
Quais anéis foram criados?
Cena de "Alloyed", de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Os fãs mais casuais de O Senhor dos Anéis podem ter ficado confusos com o final da temporada, uma vez que todo furor resultou na criação de “apenas” três anéis de poder. A série até ajudou um pouco ao tocar uma versão musicada do famoso poema de Tolkien que conta todos os anéis existentes na mitologia da Terra-Média.
As três joias elaboradas que vemos no final de “Alloyed” são os anéis de poder dos reis elfos: Narya, o anel do fogo, que em O Senhor dos Anéis é usado por Gandalf, dado a ele pelo elfo Círdan; Nenya, o anel da água, controlado por Galadriel; e Vilya, o anel do ar, usado pelo rei Gil-Galad e, mais tarde, por Elrond.
A mitologia de Tolkien conta sobre 20 anéis de poder ao todo: o Um anel de Sauron, três dos elfos, sete dos reis-anões e nove dos reis-homens. Na Terceira Era, quando se passa a trilogia original, restam apenas sete desses 20 anéis, uma vez que quatro dos anéis dos anões são consumidos por dragões, e todos os nove anéis dos homens são corrompidos por Sauron, que transforma os reis que os usavam em seus terríveis servos Nazgûl.