Karla Sofía Gascón pretende comparecer na cerimônia do Oscar 2025. Segundo o New York Post e o Page Six, a atriz indicada por Emilia Pérez pagará pela própria passagem de avião para participar do evento, que acontece no próximo dia 2 de março em Los Angeles.
Distribuidora do filme nos Estados Unidos, a Netflix desligou Gascón da campanha desde a polêmica das publicações preconceituosas das redes sociais da artista. A atriz espanhola não participou de premiações como o Bafta, o Goya e o Critics Choice, por exemplo.
A polêmica com o nome de Karla Sofía Gascón surgiu após a descoberta de publicações de cunho racista e xenofóbica em suas redes sociais. A maioria das publicações da atriz foi feita entre 2020 e 2021, no ápice da pandemia da COVID-19, mas tweets mais recentes também estão no meio das mensagens destacadas.
Como resultado, a Netflix, que distribui Emilia Pérez nos EUA e é responsável pela campanha ao Oscar, removeu Gascón dos materiais do filme e deixou de levar a estrela do filme para premiações.
Esta está longe de ser a primeira polêmica envolvendo Emilia Pérez. Comunidades supostamente representadas no filme rejeitaram sua abordagem e têm sido vocais contra ele. O Omelete entrevistou mexicano e pessoas trans para entender melhor. Você pode ler abaixo:
Recentemente, Gascón também também disse que a equipe de Fernanda Torres e do filme Ainda Estou Aqui a atacavam na internet, algo que a brasileira já havia dito para seus seguidores não fazerem em um vídeo. No mesmo dia, ela negou as acusações e disse que se referia à comunidade de fãs que a atacavam.
Um musical sobre um líder de cartel mexicano trans que, após passar pela cirurgia, decide buscar redenção por seus atos criminosos, Emilia Pérez está em cartaz nos cinemas brasileiros conquistar 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.