Sony Pictures

Oscar

Notícia

Fernanda Torres fica fora dos indicados ao SAG Awards, precursor do Oscar

Prêmio do Sindicato dos Atores é um dos principais na temporada do Oscar

08.01.2025, às 12H30.
Atualizada em 08.01.2025, ÀS 13H32

Ainda em busca de uma indicação ao Oscar 2025, a atriz brasileira Fernanda Torres ficou de fora de um dos principais precursores do prêmio. A protagonista de Ainda Estou Aqui não foi indicada na categoria de Melhor Atriz do SAG Awards, prêmio do sindicato de atores de Hollywood que é um dos principais indicativos das nomeações ao Oscar.

As indicadas em atriz foram Pamela Anderson (The Last Showgirl), Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked) e Karla Sofía Gascon (Emilia Pérez). O SAG Awards acontece em 23 de fevereiro com transmissão ao vivo da Netflix.

A ausência, contudo, não é devastadora, já que o SAG historicamente não indica muitas atrizes internacionais. Ano passado, por exemplo, o grupo não listou Sandra Hüller por sua atuação em Anatomia de uma Queda, que foi posteriormente indicada ao Oscar. Por outro lado, é raríssimo ver uma atriz não ser indicada ao SAG Awards e depois vencer o Oscar, então a ausência de Torres na lista dificulta suas chances de vitória..

Torres, claro, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama no último domingo (5), um prêmio significativo na busca pelo Oscar.

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole KidmanAngelina JolieTilda Swinton e mais.

Primeiro longa de Walter Salles em uma década, Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas e conta ainda com Selton Mello no elenco e participação especial de Fernanda Montenegro, com quem o cineasta trabalhou no memorável Central do Brasil, como uma versão mais velha de Eunice.

Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.