Divulgação

Oscar

Notícia

Ryan Gosling, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo tentam 1ª vitória no Oscar

Embora tenham sido indicados antes, nenhum deles nunca ganhou um prêmio da Academia

23.01.2024, às 10H55.
Atualizada em 23.01.2024, ÀS 11H43

A categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2024 tem grandes chances de coroar um vencedor inédito. Favoritos ao prêmio, Robert Downey Jr. (Oppenheimer) e Ryan Gosling (Barbie) chegaram à sua terceira indicação ao prêmio máximo do cinema norteamericano. Já Mark Ruffalo (Pobres Criaturas) corre por fora com sua quarta indicação.

A primeira indicação de Downey Jr. foi em 1993, quando ele foi lembrado na categoria de Melhor Ator por Chaplin. Em 2009, ele voltou a ser indicado por Trovão Tropical. Já Gosling já apareceu na lista de indicados em 2007, por sua performance em Half Nelson: Encurralados, e em 2017, por La La Land: Cantando Estações.

Entre os três astros, Ruffalo é o que acumula mais indicações — e derrotas — na história da premiação. A primeira vez aconteceu em 2011, quando ele foi indicado por sua atuação em Minhas Mães e Meu Pai. Depois, ele foi indicado por dois anos consecutivos por Foxcatcher: A História que Chocou o Mundo, em 2015, e Spotlight – Segredos Revelados, em 2016.

A competição na categoria, no entanto, não é nada fácil: o trio “enfrenta” Robert De Niro (Assassino da Lua das Flores), que já possui duas estatuetas do Oscar e chega à sua nona indicação, e Sterling K. Brown (American Fiction), que conquistou sua primeira indicação ao prêmio.

A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 10 de março.