Omelete

Oscar

Notícia

Oscar | Academia anuncia prêmio para dublês em 2028, quando completa 100 anos

Reconhecimento já vinha sendo pedido há alguns anos pelos profissionais

10.04.2025, às 18H05.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (10) que a partir da 100ª edição do Oscar, que será realizada em 2028, os filmes lançados em 2027 poderão concorrer na categoria de Melhor Design de Dublês. A premiação já vinha ganhando força nos últimos anos, principalmente com grandes produções de ação como John Wick e Missão Impossível impulsionando o reconhecimento do trabalho dos artistas.

“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado. “Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar este momento memorável.”

As regras de elegibilidade e votação para o prêmio serão anunciadas em 2027, juntamente com o Regulamento completo da 100ª edição do Oscar. Mais de 100 dublês profissionais são membros do Departamento de Produção e Tecnologia da Academia.

Vale lembrar que a última categoria de premiação criada para o Oscar foi a de Elenco, que começará no próximo ano, na 98ª edição, com os filmes lançados em 2025.

Os principais filmes na corrida do Oscar este ano incluiram Emilia PérezO BrutalistaAnoraConclave e o brasileiro Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres. O longa dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) foi indicado em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

Ainda Estou Aqui fez história e deu ao Brasil seu primeiro Oscar de todos os tempos. O longa ficou com prêmio de Melhor Filme Internacional, enquanto o principal vencedor da noite foi Anora, com cinco estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção para Sean Baker e Melhor Atriz para Mikey Madison. Baker quebrou um recorde do Oscar ao vencer quatro prêmios pelo mesmo filme, um feito inédito.

O Brutalista ficou em segundo lugar, levando para casa os prêmios de Melhor Ator para Adrien Brody, Melhor Trilha Sonora para Daniel Blumberg e Melhor Fotografia para Lol Crawley. Duna: Parte 2, Wicked: Parte Um Emilia Pérez venceram dois prêmios cada. 

O Oscar teve transmissão ao vivo na Max e TNT, com cobertura também ao vivo do Omelete, que você pode rever no YouTube.