Um detalhe com menos destaque, mas não menos importante na cerimônia do Oscar de 2024 foi a primeira estatueta da carreira de Wes Anderson. O cineasta de O Grande Hotel Budapeste foi premiado por seu curta The Wonderful Story of Henry Sugar. O cineasta, porém, não esteve presente em Los Angeles para receber a estatueta. Por um comunicado divulgado pela Netflix, o diretor se explicou.
"Se eu pudesse, eu estaria lá (junto de Steven Rales) para dizer 'obrigado' para: a família de Roald Dahl, o time da Netflix, Benedict (Cumberbatch), Ralph (Fiennes), e Ben Kingsley e Dev (Patel) e Richard (Ayode) e Bob (Yeoman) e Adam e Jeremy (Dawson) e John e Jim e Rich e Jim e Polly e os demais. E eu também diria: se eu não tivesse conhecido Owen Wilson em um corretor da Universidade do Texas entre as aulas quando eu tinha 18 anos, eu certamente não estaria recebendo esse prêmio hoje à noite - mas infelizmente, Steven e eu estamos na Alemanha, e começaremos a filmar nosso novo filme amanhã cedo, então eu ainda não recebi o prêmio e sequer tive uma chance de dizer qualquer coisa a respeito", disse o cineasta, citando a equipe técnica, elenco e produtores do premiado curta.
- Oscar 2024: Melhores momentos da premiação
- De cachorro sensação a John Cena peladão: os melhores memes do Oscar 2024
A cerimônia consagrou Oppenheimer como grande vencedor da noite, com sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.). Pobres Criaturas também foi um dos destaques com quatro estatuetas, incluindo Melhor Atriz para Emma Stone. Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, conquistou dois prêmios: Som e Melhor Filme Internacional. Confira a lista completa de indicados e vencedores aqui.