Divulgação

Séries e TV

Notícia

Win or Lose | Funcionários da Pixar choraram por corte de trama trans

Decisão tomada pela Disney foi recebida negativamente por equipes do estúdio

28.12.2024, às 11H36.

O corte da trama sobre transição de gênero em Win or Lose, série da Pixar para o Disney+, foi muito mal recebida pelos funcionários do estúdio. A decisão tomada pela Disney foi revelada na semana passada.

A informação vem do The Hollywood Reporter, que conversou com diversos membros da Pixar sobre o caso. De acordo com um dos animadores: "O episódio em sua forma final era tão lindo, e lindamente ilustrado por algumas experiências de ser transexual, que ia salvar vidas ao mostrar para aqueles que se sentem sozinhos e não amados que há pessoas lá fora que a entendem".

Uma das vozes ouvidas pelo veículo é a de Sarah Ligatich, assistente de direção que trabalhou como consultora do episódio afetado pela decisão. "Eu não consigo dizer a você o quanto eu chorei ontem pensando sobre a conversa que David [Stewart, produtor executivo da série] precisou ter com Chanel [Stewart, dubladora da personagem reformulada como cisgênero]", disse a criativa, que é trans.

"Não apenas você está pedindo para alguém viver alguém que você não é, como está fazendo ela se envolver em uma conversa que está muito além dela. Eles tinham essa história na lata por dois anos, então eles podiam ter lançado durante a presidência de Joe Biden, mas eles escolheram não fazer isso."

Na semana passada, com a divulgação da decisão, um porta-voz da Disney disse que "Quando se trata de conteúdo animado para um público mais jovem, reconhecemos que muitos pais preferem abordar certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos e no momento que considerarem adequado".

A série acompanha um time misto de softball de uma escola de ensino fundamental chamado Pickles na semana que antecede o jogo do título do campeonato local. Cada um dos oito episódios se concentra na vida fora do campo de um personagem e em seu ponto de vista, seja um jogador, um pai, um treinador ou um árbitro.

Ainda segundo a fonte, a mudança aconteceu há alguns meses e vem sendo trabalhada internamente desde então.

Win or Lose estreia no Disney+ em 19 de fevereiro de 2025, com Will Forte estrelando como o Técnico Dan.