Allan Souza Lima, o Ubaldo de Cangaço Novo, acredita saber o motivo da fascinação do público (de vários países, inclusive) pela série do Prime Video. Em entrevista ao Omelete, ele credita uma autenticidade conseguida a altos custos pela produção com o sucesso meteórico da primeira temporada.
“[A direção] entendia que esse trabalho realmente só funcionaria se rodássemos lá no sertão, se vivêssemos de fato aquele calor, aquela terra, aquela poeira batida diária que respirávamos, o sol quente a pino na cabeça”, comentou. “O tempo que a gente viveu lá trouxe essa potência para a história. A cada dia que passávamos dentro desse trabalho, mais enraizados ficávamos nele. A proposta, desde o início, principalmente em relação aos atores, era de realmente tentar viver ao máximo aquilo, da forma mais ‘real’ possível”.
- [Entrevista] 2ª temporada de Cangaço Novo vai mostrar Ubaldo "em modo de guerra"
- [Entrevista] Allan Souza Lima quer ser o Coringa brasileiro: “Seria um grande desafio”
- [Entrevista] Souza Lima: Cinema e TV nacionais precisam aprender a “apostar no novo”
- [Crítica] Cangaço Novo traz ação hollywoodiana para o sertão nordestino
A escalação de atores nordestinos, que conheciam a região onde seria gravada e ambientada a história (o interior do Pernambuco), também ajudou: “O elenco tem uma conexão de vida, família e história com aquele lugar. Isso já cria uma potência muito grande. E também tivemos um tempo grande de preparação, o que ajuda muito. Hoje, grande parte dos projetos no Brasil não valoriza o tempo de preparação necessário para alcançar a excelência. Quando abrimos uma câmera para começar a rodar, precisamos estar íntegros e prontos, com o mínimo de margem de erro possível”.
Para Souza Lima, enfim, a palavra que define Cangaço Novo é “visceralidade”. “Cada preparação que fazíamos, cada set de filmagem, era visceral, com entrega, olho no olho, entendendo que estávamos todos juntos e prontos para a guerra. Literalmente, o Cangaço falava sobre isso, e acabamos exercendo muito essa natureza”, completou.
A primeira temporada de Cangaço Novo está disponível para streaming no Prime Video. O segundo ano, enquanto isso, ainda não tem data de estreia definida.