Divulgação/DC Comics

HQ/Livros

Notícia

Absolute Superman causa polêmica com representação do Brasil

Primeira edição da HQ mostra elementos não muito brasileiros

Vinha
06.11.2024, às 10H43.
Atualizada em 06.11.2024, ÀS 10H59

A primeira edição de Absolute Superman foi lançada nos EUA, em formato físico e digital, e ela apresenta alguns trechos que se passam no Brasil. Contudo, a representação brasileira está um pouco problemática.

Na história, vemos um pequeno povoado brasileiro ser explorado para serviços de mineração. Logo no início, um dos personagens, João, cita que não nevou naquele dia. Mais adiante, João também diz que no dia seguinte teremos uma nevasca na região.

O problema é que neva em apenas poucas cidades no Brasil. Além disso, nevascas são fenômenos naturais que praticamente não acontecem em nosso país.

Além disso, o mesmo personagem também cita que vão fazer um churrasco com javali e bananas grelhadas. A banana é normalmente usado como um cichê relacionado ao Brasil, por ser uma fruta muito popular por aqui. Por outro lado, javalis até são comuns em alguns estados brasileiros, mas não é exatamente um animal que existe em abundância.

Algumas críticas já são vistas em redes sociais como X/Twitter e Bluesky, indicando que o autor Jason Aaron não fez uma pesquisa adequada do Brasil ou apenas quis representar o país com alguns clichês.

É possível também que Aaron tenha tratado este Brasil como uma versão alternativa do nosso país. Vale lembrar que a linha Absolute da DC Comics se passa em uma outra realidade. Porém isso carece de confirmação.

Absolute Superman é escrito por Jason Aaron e desenhado por Rafa Sandoval. O quadrinho deve chegar ao Brasil em 2025.