Desde 1970 a Panini é a responsável pela impressão do álbum oficial da Copa do Mundo. As figurinhas são um fenômeno tão grande quanto o próprio Mundial e até mesmo pessoas não tão ligadas a futebol compram a publicação para participar da febre.
Copa de 1970
O Brasil sagrou-se tricampeão mundial no México e o álbum de figurinhas contava com craques do time clássico da Seleção canarinho como Pelé, Tostão, Gerson e o capitão Carlos Alberto Torres. Destaque para a antiga taça Jules Rimet na capa.
Copa de 1974
A Alemanha conquistou seu bicampeonato no Mundial realizado em sua própria casa com um time lendário liderado por nomes como Beckenbauer e Gerd Muller. A equipe germânica bateu a Holanda na final e a capa do álbum de figurinhas era a mais simples possível, sem nenhum país e sem o mascote.
São quase 50 anos de história e, por isso, a editora enviou ao Omelete todas as capas das publicações ao longo da história.
Copa de 1978
O mundial realizado na Argentina viu o país sede conquistar seu primeiro título com um time que contava com nomes como Mario Kempes. Diego Maradona, na época, foi considerado jovem demais pelo técnico argentino e acabou não indo para Copa – nem para o álbum.
Copa de 1982
O Brasil levou para Copa do Mundo uma Seleção que encantou o país e, até os dias de hoje, é celebrada uma das maiores equipes a não ter vencido um Mundial. No álbum estavam craques como Zico, Junior, Falcão e Sócrates. O mascote da Copa, Naranjito, figura na capa.
Confira todas as capas dos álbuns de figurinha da Copa do Mundo:
Copa de 1986
Mais um Mundial realizado no México mas, desta vez, o campeão foi a Argentina de Maradona. Pique, mascote oficial da Copa de 86, aparece em mais destaque na capa, que também conta com as bandeiras das seleções participantes.
Copa de 2002
O pentacampeonato brasileiro veio no Mundial realizado pela Coreia do Sul e o Japão. O Mundial contava com três mascotes: Ato, Kaz e Nik, os “Spheriks”. Duas das criaturas alienígenas estão na capa.
Copa de 2010
O Mundial de 2010 foi realizado na África do Sul e apresentou uma campeã inédita: a Espanha, que venceu a Holanda por 1 a 0 na prorrogação graças a um gol de Iniesta. A capa preferiu utilizar o símbolo desenvolvido para o Mundial do país.
Copa de 1998
O Mascote oficial do Mundial voltou a figurar no álbum da Copa de 1998, realizada na França. Footix aparece junto a uma bola com todas as bandeiras dos países participantes. O Mundial foi vencido pela França, que bateu o Brasil na final.
Copa de 2014
O Mundial realizado no Brasil já completou quatro anos e a Copa do Mundo viu a Alemanha chegar ao seu quarto título ao bater a Argentina por 1 a 0. A capa do álbum é uma das mais coloridas já produzidas.
Copa de 2006
A Copa de 2002 marcou a última participação de um mascote na capa do álbum (até agora). A publicação priorizou mostrar a bola oficial do torneio junto aos países participantes. Realizada na Alemanha, a Copa do Mundo foi vencida pela Itália, que bateu a França nos pênaltis na final.
Copa de 2018
O Mundial deste ano será realizado na Rússia e a capa do álbum não arriscou muito, mostrando todos os 32 países participantes junto a taça estilizada - que é um dos símbolos da Copa do Mundo de 2018.
Copa de 1990
O mascote Ciao não teve o destaque de Pique como no álbum anterior e apareceu apenas como coadjuvante de dois jogadores genéricos disputando a bola. O Mundial realizado na Itália foi vencido pela Alemanha em uma final contra a Argentina de Maradona.
Copa de 1994
O Mundial realizado nos EUA foi marcante pois o Brasil finalmente conseguiu o sonhado Tetra graças a Romário, Bebeto e companhia. No álbum, o mascote Striker nem apareceu na capa, que preferiu destacar a Estátua da Liberdade.