A primeira edição - na verdade, número 0 - da maxissérie quinzenal Brightest Day foi a HQ mais pedida à distribuidora Diamond Comics nos EUA em abril. A DC Comics ainda conseguiu as quatro primeiras posições do Top 10 do mês, segundo dados do site ICV2.
brightest day
O resultado foi tão bom para a DC, segundo as análises, porque a Marvel atrasou a conclusão da minissérie Siege, seu evento do ano, para maio. Restaram apenas edições relacionadas e outras séries de sucesso - como Ultimate Comics Avengers - para defender metade do top 10 para a editora.
A Marvel se recuperou, porém, com o primeiro lugar de Kick-Ass nas coletâneas e graphic novels - pelo segundo mês consecutivo. A edição em capa dura vendeu quase o dobro do segundo colocado, a primeira coleção da série Batman & Robin de Grant Morrison.
No final das contas, deu Marvel, com 45,02% do mercado em unidades vendidas, contra 32,69% da DC. Mas a diferença entre as duas vem diminuindo: em termos de lucros, a distância que já chegou a 15% reduziu-se a menos de 10% - a Marvel ficou com 39,35% este mês, contra 30,39% da DC.
Voltando às coletâneas e graphic novels, o mês foi bastante positivo: 24% de aumento nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado. A estreia do filme Kick-Ass - Quebrando Tudo teve um grande efeito. Importante ver que o volume 1 de Scott Pilgrim também ressurgiu na lista (foi lançado em 2004), já em preparação para o filme, que teve o seu primeiro trailer divulgado no final de março.
Confira as 300 séries e as 300 graphic novels ou coletâneas mais pedidas em abril nos EUA.