Na mesma semana, as duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA acabaram com os rumores de mudança de seus escritórios. A Marvel Comics não vai para a Flórida se juntar ao resto da Walt Disney Company; nem a DC Comics vai (totalmente) para a California para se integrar à Warner Bros. As duas continuarão em Nova York.
dc comics
marvel
Mas com mudanças. A mais significativa é que boa parte da DC Entertainment - a grande empresa fundada em 2009 que, entre outras coisas, produz quadrinhos - vai para Burbank, Califórnia, onde, sim, vai trabalhar direto no espaço da Warner Bros. O anúncio da DC diz que as unidades de negócios e de produção de conteúdo multimídia e digital vão para lá, mas o editorial de quadrinhos continua em Manhattan, na Broadway.
Já a Marvel vai mudar seus escritórios algumas quadras para o norte de Manhattan - e, curiosamente, ficar bem mais perto da DC Comics: a cinco quadras. A editora sai da Quinta Avenida e vai para o prédio conhecido por abrigar a revista Sports Illustrated, um dos espaços comerciais mais caros da cidade: US$ 54 por pé quadrado, sendo que a Marvel vai ocupar 60.000 pés quadrados (5.500 metros quadrados, aproximadamente). O contrato de aluguel tem duração de nove anos.
Vale lembrar que o Marvel Studios, responsável pela produção cinematográfica da Marvel Entertainment, já fica na California. E o motivo é claro: Hollywood fica lá, e quem decide o mercado de cinema também está na Costa Oeste. A mudança da DC Entertainment tem relação direta com os interesses da empresa em investir pesado no cinema.
Já o mercado editorial dos EUA está concentrado em Nova York, o que torna interessante para as empresas manter suas divisões de quadrinhos na Costa Leste.