A partir de ontem, 30 de agosto de 2000, ao meio dia de Nova Iorque, Joe Quesada substituiu oficialmente Bob Harras no cargo de editor-chefe da Marvel Comics.
Joe Quesada (esq.), novo editor-chefe da Marvel, durante a San Diego ComicCon 2000 ao lado de Joseph Harris, roteirista de Bishop, The Last X-Man |
A notícia da possível mudança editorial começou a circular freneticamente já na terça-feira, 29 de agosto, à tarde quando, ao participar de um fórum de debates, o roteirista Warren Ellis deu a deixa de que Bob Harras estava para ser aliviado do cargo de editor-chefe da maior editora de quadrinhos dos Estados Unidos.
Joe Quesada, um dos donos da Event Comics, atual desenhista de Daredevil e, desde 1998, editor do selo especial Marvel Knights, foi oficialmente nomeado o novo editor-chefe da empresa durante declaração oficial de Bill Jemas, o Presidente da Marvel Entertainment para Publicações, Licenciamentos e Novas Mídias.
A escolha do nome de Quesada só vem confirmar a satisfação da editora com seu trabalho em Marvel Knights. Com esta nova divisão semi-independente, a Marvel conseguiu, pela primeira vez em muitos anos, conquistar tanto a aprovação de crítica quanto de público.
Os títulos publicados pelo selo Marvel Knights foram desenvolvidos fora da Marvel, empregando a estrutura editorial da Event Comics. Em 1996, a mesma fórmula já havia sido tentada sem igual sucesso. Rob Liefeld da Awesome Comics e Jim Lee da Wildstorm foram contratados para reformular super-heróis de primeiro escalão durante o evento Heroes Reborn. Os resultados dessa experiência de doze meses foram, no mínimo, vexatórios.
No caso de Marvel Knights, porém, Quesada e seu sócio na Event, Jimmy Palmiotti, acertaram no milhar. Os dois arregimentaram talentos de renome, oferecendo-lhes carta branca para reformular personagens de segunda linha. Foi o caso de Kevin Smith em Daredevil; Paul Jenkins e Jae Lee em Sentry e Inhumans; e mais recentemente Grant Morrison em Marvel Boy e a dupla Garth Ennis/Steve Dillon em Punisher.
Segundo o novo editor-chefe, Marvel Knights não deve sofrer grandes alterações, mantendo sua independência editorial, embora ainda não tenha sido divulgado um substituto para o próprio Quesada, que deixará de dirigir o projeto.
Quanto a seus planos para a própria Marvel, Quesada adiantou muito pouco, mas garantiu que pretende dar atenção especial aos títulos do Homem-Aranha, protagonista da próxima franquia cinematográfica da editora, e insinuou que pretende convidar pesos-pesados das HQs para assumir diversos títulos.
Harras, embora destituído da posição de editor-chefe, foi convidado a permanecer na empresa como conselheiro especial para projetos especiais. Sua contribuição à editora vem de longa data. Antes de se tornar editor-chefe, foi roteirista de Vingadores e editor dos mutantes durante os anos mais rentáveis dessas personagens.