Um relatório da empresa de pesquisa do mercado editorial Simba Information revelou que um em cada 10 adultos nos EUA que adquirem livros tradicionais também compram quadrinhos. Isto quer dizer que aproximadamente 12 milhões de adultos estão lendo HQs no país.
O cálculo se baseia em estimativas da própria Simba, de que 56% dos adultos nos EUA compram livros.
O relatório é restrito a grandes editoras, mas sua divulgação revela também que 70% dos leitores de quadrinhos também compraram um livro em prosa no último ano. Destaca também que "graphic novels são diferentes de qualquer outro segmento do mercado editorial, mas geralmente são consideradas apenas outra categoria de livros infanto-juvenis, o que não permite que elas se destaquem".
Não há dados anteriores para comparação, mas acredita-se que nos últimos anos houve um grande crescimento no número de leitores de HQs, que estão em destaque em livrarias e associadas a grandes lançamentos no cinema.
Acredita-se também, mas sem dados comprovados, que o mercado de quadrinhos nos EUA é realmente baseado no leitor adulto, e que o público infanto-juvenil é ínfimo.