O Festival d'Angoulême - uma das maiores convenções de quadrinhos do mundo, que acontece anualmente na França - anunciou seus premiados de 2008 no último sábado. O vencedor de Melhor Álbum foi o australiano Shaun Tan, por Là Où Vont Nos Pères.
the arrival
O álbum conta uma história sem palavras sobre a chegada de um estrangeiro a um novo país, destacando o estranhamento, às vezes de forma surreal, diante de novos lugares e culturas. Ricamente ilustrado, The Arrival (nome original do álbum) já coleciona vários prêmios, como o de Melhor Artista no World Fantasy Award, além de elogios diversos da crítica de vários países onde foi publicado.
Na outra importante premiação do festival, os "Essentiels", seis álbuns ganharam destaque: Exit Wounds (da israelense Rutu Modan), Ma Maman Est en Amerique, Elle a Rencontre Buffalo Bill (Jean Regnaud & Emile Bravo), La Marie en Plastique (Pascal Rabate e David Proudhomme), RG (de Pierre Dragon e Frederik Peeters), Trois Ombres (Cyril Pedrosa) e Kiki de Montparnasse (Catel e Bouquet).
Para conferir premiados em outras categorias do festival, confira o site oficial. Infelizmente, nenhum dos álbuns foi publicado no Brasil. Mas quem sabe a premiação desperte o interesses das editoras nacionais?