Se você é fã de uma personagem, certamente seu grande sonho é produzir uma história dele. O que antes era sonho, com a internet está virando realidade. Os sites de fanfictions (ficção de fãs) estão se espalhando pela rede e conquistando, inclusive, fãs. O fenômeno, porém, não é exclusividade da internet. Muito antes dela já existiam os fanfics, só que na forma impressa. Boa parte dos atuais roteiristas da série Jornada nas estrelas começaram escrevendo para fanzines fanfic. Roy Thomas, um dos principais roteiristas da editora de quadrinhos Marvel - e o grande responsável pelo sucesso do Conan - era um escritor de fanfics. A diferença é que a internet trouxe possibilidades de divulgação e disseminação que fã-ficcionaista algum poderia imaginar.
Eu poderia fazer melhor
Pablo Marciano conta que nunca ganhou dinheiro com fanfics. "O barato é sentir o gostinho de criar aquela história que você nunca leu ou vai ler num gibi normal. E saber como é manipular o Batman ou o Homem-Aranha".
Escrever fanfics envolve essencialmente diversão. Ninguém é obrigado a escrever e nem é remunerado por isso. É comum, por exemplo, que autores usem como pseudônimo os nomes de seus heróis prediletos. É o caso de Pablo, que se identifica como Ajax, o marciano da Liga da Justiça.
No site, ele conta um pouco de sua história, misturando ficção e realidade. "Após ingressar nos centros educacionais terrestres, o futuro caçador marciano acabou conhecendo um estabelecimento inexistente em Marte, uma banca de jornal. Lá, ele comprou sua primeira revista em quadrinhos. Foi quando seu mundo mudou. O marciano passou a desenhar por várias horas aqueles caras de colante e as mulheres peitudas".
As personagens mais lidos pelos leitores de fanfics são também os de maior sucesso das editoras. "Existe um público para todos os tipos de heróis", explica Paulo, "mas falando de HQs em geral, Batman e X-Men, sem dúvida, são os mais populares".
"Muitas personagens de segunda linha têm suas revistas canceladas, deixando os fãs órfãos", analisa o editor do Hyperfan, Fernando Lopes. "É nessa lacuna que o fanfic se encaixa, trazendo aventuras de heróis esquecidos pelas editoras, mas não pelos fãs". Outra vantagem, enfatiza Lopes, é a possibilidade de criar novas situações envolvendo personagens de universos diferentes. Essa, aliás, é uma das propostas do Hyperfan, onde os heróis da Marvel e DC convivem lado a lado, como se sempre tivessem vivido juntos. "Para as editoras oficiais, isso envolve complexos acordos em termos de direitos autorais, divisão dos lucros e outras questões legais. No fanfic, esse tipo de restrição simplesmente não existe."
Fãs de Fanfics
Fenômeno curioso é que os fanfics começaram a ter também os seus fãs. São leitores assíduos, que acompanham as atualizações periódicas religiosamente.
"O site entrou no ar em março, e até hoje a média de público cresce", comemora Pablo. "E a maioria dos leitores que acessa a página, sempre acompanha um ou vários contos específicos".
"Temos um retorno muito significativo, tanto de leitores quanto de interessados em participar", afirma Fernando Lopes. "Acho que isso se deve, em parte, à forma como as próprias editoras tratam as personagens. Já vi muitos heróis melhor retratados em fanfics do que em revistas oficiais. O leitor se ressente com isso e passa a buscar outras alternativas."
Conheça alguns fanfics
Apresentamos abaixo o endereço de alguns fanfics para você se deliciar com histórias de seus personagens prediletos escritos por fãs.
UNIVERSO PARALELO - Especializado em quadrinhos. Traz histórias de personagens como Hulk, Ajax, O Marciano e outros. Destaque para o selo Brazuca Verso, que reúne histórias de heróis nacionais. www.univparalelo.hpg.com.br
QUADRIM - Surgiu de uma lista de quadrinhos. Traz histórias de Batman, Liga da Justiça, Vingadores e Sandman, entre outros. http://www.quadrim.cjb.net/
HYPERFAN - Dissidência do primeiro fanfic brasileiro de super-heróis, reúne num mesmo universo personagens da Marvel e da DC. www.hyperfan.com.br