HQ/Livros

Notícia

Hayao Miyazaki está escrevendo mangá original sobre samurais [ATUALIZADO]

Diretor japonês anunciou sua aposentadoria do Estúdio Ghibli em setembro

26.11.2013, às 17H38.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 20H04

Hayao Miyazaki, diretor de animações clássicas como A Viagem de ChihiroO Castelo Animado e mangaká responsável por obras como Nausicaä do Vale do Vento, já anunciou sua aposentadoria algumas vezes. Em setembro deste ano, quando terminou The Wind Rises, Miyazaki disse que agora ia parar "de verdade". Porém, ele não vai ficar de braços cruzados durante a aposentadoria.

Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki

[Atualizado] De acordo com site Anime News Network, o novo mangá de Miyazaki será lançado na revista japonesa Model Graphix. O mangaká espera publicar o primeiro capítulo com oito páginas, mas isso pode demorar um pouco: por enquanto, ele teria terminado apenas três. [Atualizado]

De acordo com o produtor do Estúdio GhibliToshio Suzuki, o diretor de 72 anos está escrevendo um mangá sobre samurais, ambientado durante o Período Sengoku, uma conturbada fase da história do Japão, quando vários clãs lutavam pelo poder do país. Em entrevista ao programa de TV Sekai-ichi Uketai Jugyo, Suzuki afirmou que Miyazaki sempre gostou de desenhar sobre seus assuntos preferidos como forma de liberar o stress. Disse também que o novo mangá será serializado, mas evitou entrar em mais detalhes: "Ele vai ficar chateado se eu continuar falando, então vamos parar por aqui".

Miyazaki disse que deixaria de dirigir filmes para o Estúdio Ghibli depois de terminar The Wind Rises - forte candidato ao Oscar de Melhor Animação em 2014 -, mas afirmou que pretendia continuar realizando projetos ligados ao Ghibli, especialmente no museu do estúdio. O diretor já havia se "aposentado" em 1997, depois do sucesso internacional de Princesa Mononoke, mas assumiu a produção de A Viagem de Chihiro, em 2001. Três anos mais tarde, terminou O Castelo Animado, depois que o diretor original, Mamoru Hosoda, abandonou a produção.

Nem seus amigos mais próximos acreditam que ele vai parar desta vez: "Eu conheço Miyazaki há bastante tempo. Não ficaria surpreso se ele voltasse", disse o diretor Isao Takahata durante uma coletiva de imprensa de lançamento do próximo filme do Estúdio Ghibli, The Story of Princess Kaguya.