O lançamento da segunda edição da minissérie House of X não passou batido pela internet, com diversos internautas comparando os acontecimentos do número com a trama do livro As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, escrito por Claire North, pseudônimo de Catherine Webb, e lançado em 2014.
Na HQ, lançada na semana passada, é revelado que Moira MacTaggart, aliada de longa data dos X-Men, é uma mutante com o poder de reencarnação, tendo vivido dez vidas diferentes e guardado o conhecimento adquirido em todas elas.
O problema é que a premissa é extremamente parecida com o livro de Webb, fazendo com que leitores questionassem a influência da história no roteiro de Hickman, especialmente após o autor elogiar Harry August em conversa de 2016 com o The Beats.
Ao Bleeding Cool, Hickman se defendeu, dizendo que a comparação com a obra de Webb/North é justa, mas que trabalhos como o filme No Limite do Amanhã e o livro Replay, escrito por Ken Grimwood e lançado 1986, também usam a premissa retornar da morte com conhecimentos da vida passada.
O roteirista ainda disse que House of X não é sobre reencarnação, usando apenas a mutação de MacTaggart como parte da narrativa.
Apesar de uma preocupação inicial, Webb foi ao Twitter (como Claire North) e afirmou que não pretende tomar atitudes legais contra Hickman ou Marvel, afirmando que “ideias raramente são originais” e aconselhando os leitores que gostaram de Harry August a “ler House of X” – confira o feed da autora abaixo.