"Fight - In the Favela!" é o nome da história de New Mutants Forever #2, edição lançada na semana passada nos EUA. Com roteiro de Chris Claremont e arte de Al Rio, a história leva os Novos Mutantes (versão retrô) ao Rio de Janeiro, em pleno carnaval.
Mas apesar de ter um brasileiro (que mora nos EUA) na criação - e ainda com o nome artístico Al Rio -, a história já inventa nova geografia para o Rio na primeira página, ao dizer que a Rocinha é uma das favelas que circundam o beiramar de Copacabana. Consultar o Google Maps já aponta o erro: há 8 km de distância entre Copacabana e a Rocinha.
Na mesma página, já em ritmo de carnaval, também é mencionado que a festa de fevereiro acontece logo depois do Natal. Confira o preview na galeria.
O motivo para a equipe de heróis mutantes teen vir ao Brasil é a mãe de Roberto da Costa, o herói brasileiro Mancha Solar. A minissérie New Mutants Forever traz histórias da equipe como era no final dos anos 80, reciclando os planos que Chris Claremont tinha para a série antes de deixá-la em 1987.
Claremont já havia trazido os Novos Mutantes ao Brasil, de onde saiu não só Mancha Solar (cujo nome às vezes é grafado DaCosta), como também a heroína Magma, descoberta no meio de uma resquício da civilização romana escondida na selva amazônica. Mas o roteirista parece andar mais relaxado na pesquisa.