Um dos maiores sucessos deste ano, It: A Coisa é um filme tão assustador quanto ao longa dos anos 90. Porém, para adaptar a história para o público atual, o cineasta Andy Muschietti realizou algumas mudanças pontuais e deixou alguns momentos do livro original de Stephen King de fora.
Anos 50 x Anos 80
Uma das principais mudanças em relação ao livro é que a publicação de King se passa no final dos anos 50, enquanto o longa dirigido por Andy Muschietti colocou as crianças para enfrentar o palhaço Pennywise durante os anos 80 – um período mais próximo para a audiência.
Susto no bueiro
Outra mudança que deixou o personagem ainda mais assustador no longa foi no primeiro encontro do palhaço com Pennywise com Georgie no bueiro. No livro, ele se apresenta como o Sr. Bob Gray, mas no filme ele é mais direto e diz que é “Pennywise, o palhaço que dança!”. No filme, ele acaba arrancando o braço do garoto – algo que não está no livro também.
Frankenstein?
Um dos detalhes do livro é que o palhaço se alimenta do medo de cada membro do clube das crianças e, como se passa nos anos 50, ele se transforma em monstros clássicos da Universal – como A Múmia, Lobisomen e até o monstro de Frankenstein. O diretor Andy Muschietti considerou adaptar essa ideia colocando monstros dos anos 80, como Freddy Krueger, mas decidiu trabalhar apenas com a imagem de Pennywise – leia mais.
Origem do Universo
Um momento que ficou fora do filme fala sobre a origem do universo. Bill descobre que o universo foi vomitado por uma antiga tartaruga chamada Maturin quando ela estava com dor de estomago. A tartaruga aparece em outra série de King – Torre Negra, onde é um dos 12 guardiões.
Confira algumas mudanças entre a publicação e o novo longa:
Como matar It
No livro, as crianças tentam usar prata para ferir o palhaço, pois historicamente ela “machuca” monstros (bala de prata é a principal solução contra lobisomens – filme de sucesso dos anos 50). Então, eles criam objetos de prata para atirar em Pennywise com um estilingue. No filme, Mike utiliza a arma de parafuso do seu avô para ferir o monstro.
Atenção, cuidado com spoilers!
Cena polêmica do livro
Essa é uma das partes mais polêmicas do livro. Depois de derrotar It, o grupo de crianças se perde no labirinto que é o esgoto embaixo da cidade. Eles começam a ficar tensos e, então, Beverly – a única menina do grupo – decide acalmá-los e sugere que eles façam sexo com ela (seria a solução de King para representar a mudança de crianças para adolescentes). No filme o momento foi simplesmente ignorado e mostrou o grupo fazendo um juramento de sangue onde as crianças prometem que irão matar a criatura caso ela retorne.