Kim Thompson, editor da Fantagraphics quase desde o início da editora alternativa e um dos principais responsáveis por trazer quadrinhos europeus aos EUA, morreu nesta quarta-feira, dia 19. Tinha 56 anos e havia diagnosticado em fevereiro um câncer de pulmão.
kimthompson
Como relata o obituário no site da Fantagraphics, Thompson entrou na editora pouco mais de um ano após Gary Groth e Mike Catron fundarem o fanzine Comics Journal, de 1976. Catron saiu da empresa, Thompson virou sócio de Groth e os dois comandaram a editora desde então. Nos anos 80, além de fanzines, começaram a editar HQs como Love & Rockets. A partir daí, a Fantagraphics lançou autores como Dan Clowes, Chris Ware, Joe Sacco, Stan Sakai e dezenas de outros.
Dinamarquês de nascença, de pai norte-americano, Thompson veio para os EUA com 21 anos. Ainda nos primeiros anos da Fantagraphics, investiu em trazer quadrinhos europeus para os EUA. Foi editor e tradutor de HQs francesas, espanholas, norueguesas, italianas e de outros idiomas. Entre seus trabalhos recentes como tradutor estava parte da coleção de luxo de Milo Manara que vem saindo por lá (pela editora Dark Horse).