O autor brasileiro Lourenço Mutarelli (O Cheiro do Ralo) declarou, em entrevista ao jornal Diário Oficial do Estado de Pernambuco, que está trabalhando em uma nova graphic novel após anos afastado dos quadrinhos. Em 2006, ele chegou a declarar que se dedicaria apenas aos romances.
autoretrato
A dedicação foi real: desde aquela época, Mutarelli publicou três romances pela editora Companhia das Letras: A Arte de Produzir Efeito sem Causa, O Natimorto e Miguel e os Demônios. Foi a mesma editora, através do selo Quadrinhos na Cia., que o convenceu a retornar às HQs.
O álbum se chama Quando Meu pai se Encontrou com o ET, Fazia um Dia Quente. Será publicado na horizontal, em capa dura, pintado com tinta acrílica e com uma ilustração por página - diferente de todos seus trabalhos anteriores. A história trata "de um homem que, após perder a mulher, decide morar num barco e parte em uma viagem em busca de epifanias".
Até o final do mês, sai um "outro retorno" de Mutarelli às HQs, mas não como desenhista. O álbum O Astronauta, da editora Zarabatana, tem texto do autor, com fotos de Flavio Moraes e desenhos de Fernando Saiki e Olavo Costa.
Na entrevista, Mutarelli ainda explica o que motivou seu desencanto pelas HQs e os problemas que alega com a editora Devir, que publicou a maioria de suas obras em quadrinhos. Confira aqui.