O editor-chefe da Marvel Joe Quesada anunciou há pouco na San Diego Comic-Con que a editora adquiriu os direitos sobre Miracleman, o personagem britânico tornado famoso por Alan Moore nos anos 80 - e que não dava as caras nos quadrinhos há quase 20 anos devido a uma pendenga jurídica quanto a seus direitos autorais.
miracleman
Miracleman foi criado como Marvelman nos anos 50. Era um plágio de Capitão Marvel/Shazam (com direito a palavra mágica e família com superpoderes). Moore assumiu o personagem próximo ao auge da sua fama com Monstro do Pântano e Watchmen, em meados dos anos 80, e renovou-o completamente: o herói superpoderoso decide que sua condição lhe torna maior que a humanidade, e decide se tornar um deus - entre outros eventos que revisam e descontroem o mito do super-herói.
Quando Moore deixou o personagem, entregou-o ao jovem autor de Sandman Neil Gaiman - que só teve algumas histórias publicadas (ele diz ter roteiros ainda inéditos). Com o fechamento da editora Eclipse, que publicava o personagem no início da década de 90, Miracleman caiu numa complicada luta judicial entre os detentores originais de seus direitos, Todd McFarlane (que comprou a Eclipse falida), Gaiman e figuras do mercado inglês de quadrinhos.
A pendenga aparentemente foi resolvida este ano, quando os direitos foram revertidos para o criador de Miracleman, Mick Anglo. Foi a partir daí, provavelmente, que a Marvel pode negociar a aquisição do personagem. Segundo entrevista recente com Alan Moore, Anglo passava por problemas financeiros e buscava um grande investidor para trazer seu material de volta ao mercado. A Marvel, cada vez mais poderosa, deve ter feito uma proposta generosa.
Quesada já veio com uma sacada: vai voltar a chamar o personagem de Marvelman (o nome original havia sido mudado para evitar a comparação com o Capitão Marvel da DC). Fora isso, só disse hoje em San Diego que está em contato com Alan Moore, Neil Gaiman e o desenhista Mark Buckingham, que trabalharam na série entre os anos 80 e 90.
Não foi dito se o material de Moore ou Gaiman será republicado, mas esta é a aposta de todos os fãs. No mais, a Marvel diz que em breve dará mais informações.
A notícia, que Quesada vinha anunciando o dia inteiro que seria a mais falada da Comic-Con, realmente é uma das mais esperadas pelo fãs de Alan Moore há quase 20 anos.
Leia
mais sobre Miracleman
Leia mais sobre a Comic-Con
no Especial Omelete