HQ/Livros

Notícia

Morre Jim Mooney, desenhista da Era de Ouro dos quadrinhos

Autor de The Moth teve seu auge com Supergirl dos anos 50

02.04.2008, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 03H03

Jim Mooney, desenhista que trabalhou nos quadrinhos desde a Era de Ouro até poucos anos atrás, faleceu no último domingo, dia 30 de março. Ele tinha 88 anos.

Supergirl

A Supergirl de Jim Mooney

Mooney começou a desenhar HQs em 1940, com o personagem The Moth na revista Mystery Men Comics, da Fox Publications. Ele chegou a trabalhar no Estúdio Eisner-Iger, com outros grandes nomes, como Lou Fine, Nick Cardy e o próprio Will Eisner, mas desistiu da equipe porque se sentia "inferior".

Após passar pelas editoras Fiction House e Timely - esta, que viria a tornar-se a Marvel -, ele entrou para a DC em 1946. The Moth, seu primeiro trabalho, era uma cópia de Batman, e serviu de bom portfólio para ele desenhar o próprio homem-morcego. Na época, porém, nenhum artista de Batman recebia créditos, que ficavam em nome do criador Bob Kane.

Mooney ficou até 1968 na DC, desenhando diversos personagens. Seu grande destaque foi a Supergirl dos anos 50, até hoje lembrada pelos fãs.

Logo depois ele partiu para a Marvel, onde ficou conhecido como desenhista de várias séries do Homem-Aranha. Primeiro ele trabalhou como arte-finalista de John Romita, mas logo começou a cuidar da arte completa em séries como Amazing Spider-Man e Marvel Team-Up. Os fãs também lembram de seu trabalho com o escritor Steve Gerber nas séries Man-Thing e Omega the Unknown.

Até 1985, ele desenhou e arte-finalizou diversos personagens e séries para a Marvel. A partir daí, passou a fazer apenas colaborações esporádicas com a indústria de quadrinhos. A causa da morte não foi divulgada, mas sabe-se que ele estava com a saúde debilitada há anos.