HQ/Livros

Notícia

Morre John Severin, um dos fundadores da revista Mad

Quadrinista somava 60 anos de carreira

15.02.2012, às 12H47.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 05H01

John Powers Severin, desenhista e arte-finalista de grande fama nos quadrinhos norte-americanos, faleceu neste domingo, dia 12. Ele tinha 90 anos.

John Severin

John Severin

Severin começou a desenhar quadrinhos em 1947 e não parou até seus últimos dias de vida. Iniciou carreira no estúdio de Jack Kirby e Joe Simon, passando pela editora Crestwood, onde fez as primeiras histórias de um dos gêneros que o consagraria: o western. Seu personagem American Eagle é lembrado por destacar um chefe indígena sem estereótipos e com cuidadosa pesquisa de cenários e trajes.

Esta pesquisa e atenção aos detalhes seria a marca de sua carreira, aplicada tanto aos westerns quanto aos contos de guerra: Two-Fisted Tales, nos anos 50, Sgt. Fury and His Howling Commandos nos anos 60 - assim como outras épocas - as histórias do Rei Kull, nos anos 70.

Severin também participou da fundação da revista Mad quando trabalhava na EC Comics. Após dois anos como um dos principais artistas da publicação, participou da fundação da concorrente Cracked - no mesmo estilo de humor e paródias -, com a qual contribuiu durante 45 anos.

Entre outros personagens pelos quais teve passagem importante, estão Hulk, na Marvel, e o Sargento Rock, na DC. Nos últimos anos, o artista fazia colaborações esporádicas para a Marvel - como a polêmica Rawhide Kid, além de histórias do Justiceiro ou Punho de Ferro - e para a Dark Horse, com a minissérie Witchfinder: Lost and Gone Forever, que continua saindo nos EUA, com páginas inéditas de Severin, até junho. Entre seus últimos trabalhos publicados no Brasil está a coletânea Combate Inglório, com histórias dos anos 1960.

Severin nasceu em Jersey City e faleceu em Denver, Colorado, onde residia desde 1970. Ganhou dezenas de prêmios e reconhecimentos, entre eles a entrada no Hall of Fame do Eisner Awards. Um de seus 6 filhos, John Severin Jr., também atua nos quadrinhos, e a irmã Marie Severin, que o acompanhou boa parte da carreira como desenhista, arte-finalista e colorista, continua na ativa no mercado aos 82 anos.